Nosso Canto

NOSSO CANTO
Programa sociocultural e educativo

O Nosso Canto é um programa sociocultural e educativo implantado pela Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Curitiba em 1998. Idealizado por Eli Siliprandi (regente e professor do programa), teve início na Regional do Boqueirão. Gerenciado pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, tem por objetivo ofertar gratuitamente à comunidade, aulas de técnica vocal e a prática de canto coral. Alguns de seus regentes são músicos da Camerata Antiqua de Curitiba. Por meio dos concertos realizados em diversos locais da cidade, a ação tem despertado grande interesse nas comunidades. Hoje, o Nosso Canto encontra-se em todas as dez regionais da capital paranaense: Boqueirão, Cajuru, Santa Felicidade, Boa Vista, Pinheirinho, CIC, Matriz (Centro), Tatuquara, Fazendinha e Bairro Novo.  Desde 2015, a diretora musical e regente titular do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, Mara Campos, integra a equipe de orientação pedagógica do Programa Nosso Canto.

Desperte o seu talento e agregue valores à sua comunidade.
Exerça sua cidadania. Participe!!!

Maico Sant’Anna – Coordenador

Maixo Sant'Anna

Cantor lírico, recebeu orientação de Denise Sartori e Neyde Thomas. Participou de masterclasses com Maria Cristina Kiehr, Rodrigo Del Pozzo, Marilia Vargas, David Munderloh, Eiko Senda. Cantou em montagens de ópera como O Fantasma de Canterville de Jaime Zenamon, com a Orquestra Sinfônica do Paraná e La Didon de Henry Desmarest no papel de Eneas, também cantou Tamino de A Flauta Mágica de Mozart e Nemorino de L’elisir d’amore de Donizeti. Desde 2007, integra o Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, onde desenvolve intensa atividade camerística e se apresenta como solista em diversas obras. Atualmente também exerce a função de ensaiador do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba e responde pela coordenação do Programa Nosso Canto.

Alexandre Martins – Regente dos Corais Cajuru e Santa Felicidade

Alexandre Martins

Natural de Curitiba, estudou na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, onde cursou piano, canto lírico e licenciatura em Música, tendo aulas com a pianista Daniela Tsi Gerber, com os cantores Denise Sartori, Thiago Montero e Ana Luisa Vargas, e com o maestro Márcio Steuernagel. Atualmente é mestrando em Música na Universidade Federal do Paraná, na área de Cognição e Educação Musical, sob orientação de Rosane Araújo. Dentre outros importantes professores se encontram Eiko Senda e Lúcia Passos, de técnica vocal, e a maestrina Mara Campos, de regência coral. Participou da montagem de obras como 9ª Sinfonia de Beethoven, A Floresta do Amazonas de Villa-lobos, Porgy and Bess de Gershwin, 2ª Sinfonia de Mahler, e de óperas como Der Freischütz de Weber, A Flauta Mágica de Mozart, Carmen de Bizet e L’elisir d’amore de Donizetti. Atua como regente no Atelier Coral da Aliança Francesa de Curitiba e no Programa Nosso Canto nas regionais do Cajuru e Santa Felicidade.

Alexandre Mousquer – Regente dos Corais Boa Vista e Matriz

Alexandre Mousquer(1)

Cantor lírico e regente, desde 2002 integra o coro da Camerata Antiqua de Curitiba, atuando como cantor no naipe de tenores. Cursou bacharelado em Canto na Escola de Música e Belas Artes do Paraná e participou de cursos e oficinas com renomados professores, cantores e maestros do Brasil e exterior, tanto em canto, como em regência. Como cantor, além de integrar a Camerata Antiqua de Curitiba, também atuou como solista em diversos concertos no Brasil, América do Sul e Europa. Foi acompanhado por importantes orquestras, como a Orquestra de Câmara de Curitiba e a Orquestra Sinfônica do Paraná. Atuou em diversas montagens de ópera, no Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Foi semifinalista no Concurso de Canto Maria Callas em 2017. Também desempenha atividade como preparador vocal para grupos vocais e cantores solistas. Como regente, trabalha no canto coral desde os 15 anos, regendo corais na Igreja. Preparou e regeu um coro de duas mil vozes para o espetáculo musical Celebração em 2008. É criador e regente do coro masculino Ottava Bassa, que conquistou grande sucesso realizando diversos espetáculos e vencendo concursos internacionais de canto coral. Desde 2003 realiza um trabalho de técnica vocal e canto coral nas Ruas da Cidadania, o que hoje é o Programa Nosso Canto.

Eli Siliprandi – Regente do Coral Boqueirão

Eli Siliprandi(1)

Iniciou estudos de canto com Abdina Cunha (irmã de Angela Maria) e Yaeko Myamoto em Maringá, Paraná.  Transferiu residência para Curitiba em 1983, ocasião em que ingressou como cantor do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, onde permaneceu até 2007.  É bacharel em Canto pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, formado em 1991, na classe da professora Neyde Thomas.  Fez curso de regência coral com Mara Campos, Gerard Galloway (Inglaterra), Jeofrey Mitchel (BBC Londres), curso de madrigal com Roberto de Regina e Nicolau de Figueiredo.  Em 1998 criou o projeto Nosso Canto, implantado em julho do mesmo ano pela Fundação Cultural de Curitiba na Rua da Cidadania do Boqueirão. A partir de 2012 este projeto foi implantado em todas as regionais da cidade, sob a gerência do Instituto Curitiba de Arte e Cultura – ICAC.

Martinho Lutero Klemann – Regente do Coral Matriz/Capela

Martinho(1)

É formado em Regência pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e em Contrabaixo pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP/UNESPAR). Foi diretor da Escola de Música “Villa-Lobos” da Casa da Cultura de Joinville e sócio proprietário da Opus – Escola de Música. Atuou como Professor Colaborador no curso de Educação Artística da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Foi regente de mais de dez corais, dentre os quais o Coral da Lírica, Coral Campinas, Coral da UNIVILLE e Coral da Universidade Positivo. Foi regente da Orquestra da Sociedade Lírica e da Orquestra Cidade de Joinville. Atuou como cantor em diversas óperas como La Serva Padrona de Pergolesi, A Moreninha de Ernst Mahle e O Fantasma de Canterville de Jaime Zenamon. Em 2003 recebeu da Câmara de Vereadores de Joinville menção honrosa pelo seu trabalho em prol da música coral naquela cidade. Foi coordenador da série de música de câmara “Domingo no Campus”. Integra o quarteto Goethe-Vox, voltado ao repertório em língua alemã. Atualmente é regente do Coral da Igrejinha, do Madrigal Curitiba e atua no Programa Nosso Canto, como regente do grupo na Regional Matriz/Capela. Desde 2004 é contrabaixista da Camerata Antiqua de Curitiba.

Sidney Gomes – Regente dos Corais Bairro Novo e Pinheirinho

Sidney Gomes(1)

Iniciou seus estudos musicais no Movimento Coral UCB da Universidade Católica de Brasília com o maestro José Luís da Silva, com quem estudou violão, flauta doce, teoria, percepção musical e regência coral. Ainda na capital federal, estudou violão com Eustáquio Grillo pela Universidade de Brasília – UnB e canto lírico com o barítono Francisco Frias pela Escola de Música de Brasília CEP/EMB. Sua estreia na ópera foi com Gherardo, personagem de Gianni Schicchi, no Centro Cultural Banco do Brasil, sob a regência de Silvio Barbato. No Brasil, destacam-se as participações nas óperas Albert Herring de B.Britten, Carmen de G. Bizet e A Bela e Fiel Ariadne de G. Conradi. Como solista, ressaltam-se as participações no poema sinfônico Estatutos do Homem de Cláudio Santoro, Cantatas 36, 62 e 121 de J.S.Bach, Stabat Mater de J. Haydn e Missa em Sol Maior de F. Schubert. Desde 2010 é tenor do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba. Logo após seu ingresso no grupo, engajou-se também na vida acadêmica, tendo concluído graduação e mestrado em Música, ambos cursados na Universidade Federal do Paraná – UFPR. Para além disso, atua como maestro do Coral Som do Bosque, do Clube Duque de Caxias, como chefe de naipe dos tenores do Coral Champagnat da PUCPR e regente no Programa Nosso Canto nas regionais Pinheirinho e Bairro Novo.

Victor Bento – Regente dos Corais CIC, Fazendinha/Portão e Tatuquara

Victor Bento(1)

É natural de Joinville, SC. Formado em licenciatura em Música pela Universidade Federal do Paraná e mestrando em Música pela mesma universidade. É bacharelando em Canto pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e estuda canto lírico com o barítono Thiago Montero em Curitiba. Aperfeiçoou-se com importantes cantores como: Denise Sartori (Brasil), María Cristina Kiehr (Suíça), Rodrigo del Pozzo (Chile), Carol McDavitt (EUA/Brasil) e Michael Chance (Inglaterra). Alguns trabalhos como solista incluem: Stabat Mater de G. B. Pergolesi; a ópera A Flauta Mágica de W. A. Mozart, apresentada no Teatro Guaíra com a OSEMBAP; os Motetos de J. S. Bach  com a Camerata Antiqua de Curitiba na Sala São Paulo; a Paixão Segundo São João de J. S. Bach e O Messias de G. F. Haendel em Porto Alegre. Desenvolve pesquisa na grande área da pedagogia vocal, focando na formação vocal do contratenor brasileiro no século XXI. Possui paixão pela música coral e pela regência, participando de vários coros na cidade de Curitiba. É regente do Programa Nosso Canto desde 2019, sendo responsável pelas regionais CIC, Fazendinha e Tatuquara.

VEJA AS REGIONAIS PARA A PRÁTICA DE CANTO CORAL

REGIONAL BAIRRO NOVO
Datas e horários: toda terça-feira das 19h30 às 21h30
Orientador: Sidney Gomes
Local: Rua da Cidadania do Bairro Novo
Rua Tijucas do Sul, nº 1700
Informações: (41) 3289-4988

REGIONAL BOA VISTA
Datas e horários: toda terça-feira das 19h às 21h
Orientador: Alexandre Mousquer
Local: Rua da Cidadania Boa Vista
Avenida Paraná, nº 3600
Informações: (41) 3313-7191

REGIONAL BOQUEIRÃO
Datas e horários: toda quinta-feira das 19h às 21h
Orientador: Eli Siliprandi
Local: Rua da Cidadania Boqueirão
Avenida Marechal Floriano Peixoto, nº 8430
Informações: (41) 3313-5516.

REGIONAL CAJURU
Datas e horários: toda quarta-feira das 19h às 21h
Orientador: Alexandre Martins
Local: Rua da Cidadania Cajuru
Avenida Prefeito Maurício Fruet, nº 2150
Informações: (41) 3361-2304

REGIONAL CIC
Datas e horários: toda quinta-feira das 19h30 às 21h30
Orientador: Victor Lucas Bento
Local: Casa da Leitura Paulo Leminski
Rua Agenor Pierre, s/n
Informações: (41) 3212-1523

REGIONAL MATRIZ
Datas e horários: toda quarta-feira das 19h às 21h
Orientador: Alexandre Mousquer
Local: Rua da Cidadania Matriz
Praça Rui Barbosa, nº 101
Informações: (41) 3313-5816

REGIONAL MATRIZ/CAPELA
Datas e horários: toda quarta-feira das 19h30 às 21h30
Orientador: Martinho Klemann
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural
Rua Conselheiro Laurindo, nº 273
Informações: (41) 3321-2844

REGIONAL PINHEIRINHO
Datas e horários: toda segunda-feira das 19h30 às 21h30
Orientador: Sidney Gomes
Local: Rua da Cidadania do Pinheirinho
Avenida Winston Churchill, nº 2033
Informações: (41) 3313-5421

REGIONAL PORTÃO
Datas e horários: toda segunda-feira das 19h às 21h
Orientador: Victor Lucas Bento
Local: Rua da Cidadania Portão/Fazendinha
Rua Carlos Klemtz, nº 1700
Informações: (41) 3350-3965

REGIONAL SANTA FELICIDADE
Datas e horários: toda quinta-feira das 19h às 21h
Orientador: Alexandre Martins
Local: Rua da Cidadania Santa Felicidade
Rua Santa Bertila Boscardin, nº 213
Informações: (41) 3374-5018

REGIONAL TATUQUARA
Datas e horários: toda terça-feira das 19h às 21h
Orientador:  Victor Lucas Bento
Local: Rua da Cidadania Tatuquara
Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n
Informações: (41) 3265-4021