Ao associar a imagem da sua empresa a uma finalidade cultural o Apoiador/Patrocinador ganha uma qualificada e seletiva visibilidade. Seja nos shows e concertos ou na adoção de um dos nossos espaços culturais, uma determinada marca pode estabelecer um contato muito positivo com um público seleto e altamente qualificado em nossos eventos.
Como apoiar/patrocinar:
O ICAC possibilita duas formas para as empresas interessadas em realizar patrocínio ou apoio cultural. Elas se dão por meio de:
1 – Permutas de produtos e serviços oferecidos pela empresa;
2 – Aportes financeiros dedutíveis do IRPJ ou não;
Tanto em caso quanto no outro a parceria é sempre pensada no benefício de ambas as partes personalizando o retorno na forma que mais interesse ao Apoiador/Patrocinador.
Quem já patrocina?
Seja em caso de permuta ou um aporte financeiro a empresa que patrocina sempre obtém visibilidade e acesso direto a um público altamente qualificado.
Há mais de cinco anos a Família Farinha, é responsável pelo catering no camarim de todos os eventos artísticos produzidos pelo ICAC na Capela Santa Maria. Já o Grupo Volvo utiliza-se da Lei Federal de Incentivo à Cultura para patrocinar a programação artística da Camerata Antiqua de Curitiba e assim beneficia-se de incentivos fiscais.
Por que patrocinar?
Ao obter uma experiência agradável, como um concerto da Camerata Antiqua, em um espaço histórico, como a Capela Santa Maria, clientes em potencial tendem a aumentar o efeito lembrança da marca e despertar interesse pelo que é oferecido pela empresa. Isto cria uma imagem com um alto potencial e que se reflete em comentários positivos da imprensa e do público sobre o evento incluindo replicações em mídias sociais.
Você pode ser um agente incentivador da Cultural de Curitiba fazendo sua contribuição de forma direta. Os resultados para sua marca poderão ser bem interessantes.
Retorno direto ao Apoiador/Patrocinador:
A empresa pode desenvolver conjuntamente com o ICAC diversas estratégias de comunicação corporativa e de marketing de relacionamento. A mais tradicional é a cota de ingressos dos para clientes e funcionários e apresentações exclusivas. Mas as possibilidades de retorno são muito mais abrangentes. Veja:
Contrapartidas de Imagem – Aplicação da marca do Apoiador/Patrocinador em peças:
Impressas de divulgação tais como cartazes, flyers, folders;
Audiovisuais de divulgação promocionais do evento e vinheta de abertura;
Eletrônicas de divulgação como convites, memes e newsletters;
Mídia impressa como anúncios em jornais e revistas;
Mídia exterior como mobiliário urbano e painéis de rua;
Mídia online/eletrônica: banners, superbanners, half banners;
Sinalização tais como: banners, backdrops, capas de cadeiras, displays, painéis e totens;
Promocionais: agendas, bolsas, pastas, blocos de notas, cadernos, canetas, camisetas e brindes;
Contrapartidas de Imagem – Citação ou menção ao Apoiador/Patrocinador
Durante o evento pelo sistema de som do local ou por mestre de cerimônias;
Em mídia radiofônica por meio de spot de rádio e/ou merchandising;
Nas mídias sociais nos perfis de Twitter, Facebook e demais;
Em releases e materiais distribuídos à imprensa;
Contrapartidas Negociais – Inserção direta da marca do Apoiador/Patrocinador
Exibição de vídeo institucional durante o evento;
Cessão de espaço para inserção de texto institucional em peças gráficas de divulgação;
Cessão de direitos para a utilização de imagens do projeto em ações de comunicação;
Cessão de espaço para montagem de estande;
Instalação de materiais como totens ou banners;
Participação de representantes na programação;
Cessão de mailing do evento/projeto;
Cessão do espaço Capela Santa Maria para realização de eventos corporativos;
Contrapartidas Sociais e Ambientais – Retorno ao Apoiador/Patrocinador
Doação de produtos ou materiais do projeto a terceiros como livros a bibliotecas públicas, DVDs, anais, peças de divulgação para reciclagem, mudas para plantio, entre outros.
Acesso gratuito ou com desconto para público dirigido, asilos, ONGs, etc;
Realização de ações ambientais como plantio de árvores;
Realização de eventos gratuitos de formação como palestras, oficinas e workshops;
Inserção de mensagem de educação ambiental nas peças de divulgação;