Temporada 2024

Clique aqui

foto camerata 2024

Camerata Antiqua de Curitiba celebra 50 anos com uma temporada grandiosa em 2024

Clique aqui e veja toda a programação de 2024

A Camerata Antiqua de Curitiba, referente instituição cultural da cidade, está pronta para comemorar seu quinquagésimo aniversário em grande estilo. Com uma temporada com mais de 70 concertos e programas diversificados, entre o grupo completo, e apresentações separadas entre Coro e Orquestra, a Camerata continua a tradição de excelência musical que a caracteriza há meio século.

O mês de março marca o início das comemorações, com a abertura da Temporada 2024 nesta sexta-feira (15/3) e sábado (16/3), na Capela Santa Maria, apresentando obras icônicas de Johann Sebastian Bach e Georg Friedrich Händel, dois compositores que mais fizeram parte de toda a sua trajetória.

“Estamos extremamente orgulhosos de celebrar este marco significativo em nossa história”, diz Janete Andrade, diretora artística da Camerata. “Nossa temporada de 2024 é uma homenagem não apenas ao nosso passado, mas também ao nosso futuro, e mal podemos esperar para compartilhar esses momentos especiais com o nosso público fiel e novos admiradores.”

Seguido por um tributo à lendária soprano greco-americana Maria Callas, o Concerto em Homenagem aos 331 anos da Cidade Mais Inteligente do Mundo acontece no dia 21 de março, às 20h, no Teatro Positivo.

Fundada em 1974, a Camerata Antiqua de Curitiba rapidamente se estabeleceu como uma referência na cena musical local e nacional. Ao longo dos anos, a orquestra e o coro conquistaram reconhecimento internacional por suas performances magistrais e compromisso com a música clássica.

TEMPORADA 2024

Março é apenas uma amostra do que está por vir ao longo do ano, com a Celebração do Bicentenário da Igreja Luterana no Paraná em abril, a IX Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba em junho, uma jornada pela América Latina em outubro e em novembro duas maestras, a jovem francesa Lucie Barluet e a soprano Marília Vargas juntam suas experiências para apresentar Chansons d’un autre temps.

Grande destaque da Temporada acontece em maio, quando o especialista em música antiga, Ricardo Kanji, é o convidado para reger a Camerata em dois concertos em Curitiba, e em junho na Argentina, no reconhecido Teatro Colón. Com solos do virtuoso violinista Guido Sant’Anna que em 2022, aos 17 anos, venceu a 10ª edição do Concurso Internacional de violino Fritz Kreisler, em Viena, feito inédito para o país.

A programação inclui também dois concertos de Ensemble da Orquestra de Câmara de Curitiba, dirigidos por Winston Ramalho e Dan Tolomony, respectivamente, apresentando obras de Wieniawski, Mahler, Turina e Schumann.

Além dos eventos de concerto, a Camerata Antiqua de Curitiba também se dedica a iniciativas socioculturais e educativas, como os Concertos Didáticos para Escolas, Concertos em Igrejas e Paróquias, e apresentações em instituições hospitalares e de acolhimento. Essas atividades refletem o compromisso da Camerata com a comunidade e a promoção da música como ferramenta de transformação e inclusão social.

Camerata Antiqua de Curitiba

Desde sua fundação, em janeiro de 1974, a Camerata Antiqua de Curitiba tem sido um farol de excelência musical na cena cultural da cidade. Originada durante os célebres Festivais de Música e Cursos Internacionais da época na cidade e com a liderança da cravista Ingrid Müller Seraphim e do maestro Roberto de Regina, o grupo ganhou vida e logo se tornou uma parte essencial do cenário musical curitibano.

Ao longo de seus 50 anos de história, a Camerata Antiqua de Curitiba tem encantado públicos com sua interpretação única de obras dos mestres da música clássica, solidificando-se como uma das instituições musicais mais respeitadas e queridas do país.

A temporada 2024 da Camerata Antiqua de Curitiba é realizada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, por meio de contrato de gestão com a Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, e por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal, com patrocínio do grupo Volvo, Sanepar – Companhia de Saneamento e Governo do Paraná. Apoio cultural da Família Farinha.