Masterclass de RABECA CAIÇARA com FILPO RIBEIRO

FILPO RIBEIRO menor

MASTERCLASS DE RABECA CAIÇARA com o músico, luthier e pesquisador FILPO RIBEIRO e convidados

Apresentação:
A masterclass é proposta como um grande encontro de mestres, mestras e fandangueiros(as) caiçaras e integra a programação do 1º LEVA CAIÇARA – Festival Popular da Cultura Caiçara em Curitiba. Será ministrada pelo músico, luthier e pesquisador Filpo Ribeiro, expertise em Rabeca Caiçara, especialmente nas práticas musicais do litoral sul de São Paulo, Iguape e Cananéia – em sua construção e utilização.

Conteúdos
– Contextualização sócio-histórica dos povos tradicionais caiçaras;
– Introdução à musicalidade caiçara, focada na expressão do Fandango Caiçara;
– Menção aos fundamentos, características de cada mestre construtor, referências e influências com o ambiente e políticas ambientais;
– Diálogo com mestres e mestras presentes;
– Apresentação das etapas de construção da rabeca e suas particularidades;
– Mostra de toques e prática em grupo.

 Conheça o trabalho Filpo Ribeiro:
@filporibeiro
https://rabeca.org/?fd=242
https://www.youtube.com/user/filporibeiro

Carga horária: 3h horas/atividade
Dia/horário: 23 de setembro de 2023 – sábado – das 09h30 às 12h30
Local: Praça Jacob do Bandolim – Conservatório de MPB de Curitiba
Material didático: instrumentos do fandango caiçara (se tiver)
Nº de vagas oferecidas: 80 (equivalente a ocupação da Praça Jacob Bandolim)
Público-alvo: músicos, luthiers, estudiosos, educadores, pesquisadores, comunidade
Valor: GRATUITO
Inscrições: através do email [email protected]
Período das inscrições: até dia 22 de setembro
Endereço: Conservatório de MPB – Rua Mateus Leme, 66 – São Francisco – Curitiba-PR – Fone: 3321-3208
Mais informações: Coordenação Pedagógica do CMPB – fone 3321-3318/ 99183-938                        

Filpo Ribeiro – mini- currículo
Filpo Ribeiro trabalha há mais de 20 anos executando e pesquisando instrumentos da tradição popular brasileira como rabeca, viola caipira, marimbau e violão. Também atua como produtor musical e construtor/luthier de rabecas e marimbaus. É um dos criadores do grupo Jovens Fandangueiros do Itacuruçá, da Ilha do Cardoso (Cananéia/SP). Durante dois anos trabalhou junto ao grupo Paranapanema pesquisando e executando repertório baseado no samba paulista, congadas e batuques de umbigada. Nesse mesmo período estudou na Universidade Livre de Música (atual EMESP – Tom Jobim) e na Faculdade Alcântara Machado (FAAM).  Participou de shows e gravações com artistas como Sebastião Biano, Oswaldinho do Acordeon, Nelson da Rabeca, Naná Vasconcelos, Mestre Luiz Paixão, Zeca Baleiro, Siba, Ná Ozzetti, Ceumar, Comadre Fulozinha, Banda de Pífanos de Caruaru, Cia Cabelo de Maria, Tião Carvalho, SocorroLira, Di Freitas e Kátya Teixeira. Em 2012 gravou o programa Ensaio (TV Cultura) com o projeto solo de Sebastião Biano, da Banda de Pífanos de Caruaru. Foi fundador e integrante do grupo Pé de Mulambo, com os músicos Guluga (Recife/PE) e Rone Gomes (Olinda/PE), que apresentava composições próprias e temas tradicionais do universo da rabeca brasileira e da viola de dez cordas. Com eles, lançou dois CDs: Segura Essa Munganga aí, Menino!, (2011), e Giro Solto (2013). O primeiro disco foi premiado pelo edital ProAC da Secretaria de Estado da Cultura e, em 2012, foi finalista do 23º Prêmio da Música Brasileira 2012 na categoria “Melhor grupo – música regional”. Em 2014 deu sequência na pesquisa da rabeca e viola brasileira criando o grupo Filpo Ribeiro e a Feira do Rolo, realizando shows e oficinas ligadas à cultura popular, forró e o universo dos dois instrumentos. Em 2016, o CD “Sebastião Biano e seu Terno Esquenta Muié” foi finalista do 27º Prêmio da Música Brasileira como melhor álbum instrumental.