Grupos Artísticos

O Conservatório de MPB de Curitiba mantém cinco grupos artísticos que são referência em produção musical na cidade: a Orquestra À Base de Corda, a Orquestra À Base de Sopro, o Grupo Brasileiro (infanto-juvenil), o Coral Brasileirinho (infantil) e o Vocal Brasileirão. Criada em 1998, pelo maestro Roberto Gnattali, a Orquestra À Base de Sopro é dirigida desde 2002 por Sérgio Albach, sendo considerada um dos principais grupos de música instrumental brasileira. Vencedora do prêmio Saul Trumpet de melhor grupo instrumental, em 2002, e indicada ao Prêmio TIM, na categoria revelação 2008 pelo CD “Mestre Waltel”, a orquestra tem projetos de intercâmbio de maestros, arranjadores e solistas.

Fundada também por Roberto Gnattali, em 1998, a Orquestra À Base de Corda possui formação instrumental ímpar – com violino, bandolim, cavaquinho, viola caipira, violão, violão 7 cordas, piano e percussão –, o que confere ao grupo sonoridade bastante particular. O repertório da orquestra, que desde 2001 atua sob a direção musical do violonista e bandolinista João Egashira, abrange diversos períodos da história da música brasileira e inclui composições de seus integrantes.

Nascido em 1993, o Coral Brasileirinho revela a musicalidade infantil, por meio da performance de 26 crianças com idades entre oito anos e 13 anos. No repertório do Brasileirinho estão músicas que resgatam grandes compositores populares do passado, paralelamente à produção de autores locais. Com um histórico de 12 espetáculos temáticos, o Brasileirinho acumula mais de 120 canções brasileiras, com ritmos, estilos e gêneros bem diferentes, sob a direção cênica do compositor Milton Karam e direção musical da cantora e violinista Helena Bel.

O Grupo Brasileiro nasceu em 2016, quando seus primeiros e maravilhosos timbres ecoaram no auditório do Conservatório de MPB de Curitiba em 17 de agosto, dia em que também se comemora o Patrimônio Histórico Nacional. Ao longo dos anos, novos talentos foram se incorporando ao grupo original. Trabalhando a canção brasileira de todas as épocas em espetáculos temáticos, o Grupo Brasileiro alia arranjos exclusivos a vozes com interpretações cênicas inusitadas e deslumbrantes.

O Vocal Brasileirão surgiu em 1994, por iniciativa do compositor e maestro Marcos Leite (1953 – 2002). Desde 2006 sob a direção de Vicente Ribeiro, o vocal é formado por 12 cantores (seis vozes femininas e seis masculinas). O grupo conta com extenso repertório que reúne obras dos mais importantes compositores brasileiros, sendo que seu primeiro CD solo, “Invisível Cordão”, gravado em 2008, é inteiramente dedicado às canções de Chico Buarque e Edu Lobo. O Vocal Brasileirão recebeu por três vezes consecutivas (1997, 1998, 1999) e ainda em 2002, o prêmio Saul Trumpet, como Melhor Grupo Vocal do Paraná.