Grupo Brasileiro

O Grupo Brasileiro nasceu em 2016, quando seus primeiros e maravilhosos timbres ecoaram no auditório do Conservatório de MPB de Curitiba em 17 de agosto, dia em que também se comemora o Patrimônio Histórico Nacional.
A sua expressividade vocal e cênica já se mostrava forte e madura para um novo trabalho com jovens cantoras e cantores, uma vez que esta formação inicial abria espaço somente para ex-integrantes do Coral Brasileirinho, grupo também dirigido por Helena Bel e Milton Karam.
Ao longo dos anos, novos talentos foram se incorporando ao grupo original. Trabalhando a canção brasileira de todas as épocas em espetáculos temáticos, o Grupo Brasileiro alia arranjos exclusivos a vozes com interpretações cênicas inusitadas e deslumbrantes.
Em 2017, o Brasileiro estreou seu primeiro grande show denominado Pixains e Cabeludos. Em 2018, levou ao público o espetáculo Palavras, com ótima repercussão na 36ª Oficina de Música em janeiro de 2019. Em novembro deste mesmo ano, realizou o show Mais Palavras, emocionando o público com sua maturidade, expressividade e diversidade de seu repertório.
O mês e o dia de nascimento do Grupo Brasileiro não devem ter sido uma mera coincidência, e sim uma sincronicidade cultural, pois esse tempero sonoro veio “a gosto” e com uma energia digna de mais um patrimônio musical.

CONCEPÇÃO E DIREÇÃO

Helena Bel (Direção Artística) e Milton Karam (Assistente de Direção)

Direção Artística: Helena Bel (1971/PR)
Cantora e violinista. Licenciada em Música pela Faculdade de Artes do Paraná. Especialista em Educação Musical/Coral pela Faculdade de Música e Belas Artes do Paraná. Integrou grupos vocais e cênicos como O Abominável Sebastião das Neves, Allegro Ma Nom Presto e O Tao do Trio. Atualmente canta no grupo Nymphas. Em 1993, venceu o Concurso para Intérpretes da MPB do SESC da Esquina. Como violinista, foi spalla de 1992 até 2001 na Orquestra do Conservatório de MPB de Curitiba, fundada por Roberto Gnattali. Atuou como regente assistente da Orquestra À Base de Corda na sua primeira formação com cordas de arco e é violinista da atual Orquestra À Base de Corda. É diretora e professora de violino da Escola de Música Suzuki, atuando também na direção vocal e cênica dos musicais realizados anualmente pela escola. É diretora artística do Coral Brasileirinho da Fundação Cultural de Curitiba.

Assistente de Direção: Milton Karam (1961/PR)
Arquiteto e compositor. Integrou os grupos Canto Livre e Acorde (1980 a 1985). Criou o Coral Brasileirinho juntamente com Simone Cit (1993). Coordenou o Setor de Produção Musical do Conservatório de MPB de Curitiba (1995 a 2003). Ministrou cursos de Coral Infantil nas Oficinas de MPB de Curitiba e nos Festivais de Inverno de Antonina-PR (1996 a 2002). Sua canção Natureza foi vencedora da Gala Nacional de Pequenos Cantores (2003) e do Festival da Canção Ecológica do Paraná (2004). Desde 2001 compôs 121 canções infantis para a Escola Trilhas, registradas em 08 CDs, dos quais o Mundiverso (2008), produzido por Parabolé Educação e Cultura, foi finalista do Prêmio da Música Brasileira de 2009 na categoria Disco Infantil. Pela Editora Parabolé, lançou os livros Conversas com Versos 1 e 2 (2013 e 2020), com ilustrações de Kátia Horn; Era Uma Vez Um Dom e Os Três (2013), com ilustrações de Rennan Negrão; e A Grande Roda de Histórias (2014), em parceria com Nélio Spréa. Foi curador do Curitibim – Mostra Nacional de Música para Crianças, nos anos de 2015, 2018 e 2020..

Cantores do Grupo Brasileiro

Aldine Maria Selis Copetti
Ana Luiza Eckert Mikos
Ana Paula Pepplow Parod
Arthur Piassetta Xavier
Brianna Cantelli Carmali
Cristina Dietrich Machowski Martins
Davi Batista Fernandes Corrêa
Gabriela de Camargo Mafuzo
Giulia Luciani Gaio
Guilherme Augusto Poletto de Oliveira
Igor de Melo Loureiro
Joaquim Francisco Worms Costa
Júlia Chiquito de Oliveira
Maria Clara de Oliveira Moro
Maria Valentina Bleninger

Piano
Sérgio Justen

Fale com o Grupo Brasileiro
Produtora: Bete Carlos
(41) 3321 2855
elizabete.carlos@icac.org.br