Grupo Brasileiro

O Grupo Brasileiro nasceu em 2016, quando seus primeiros e maravilhosos timbres ecoaram no auditório do Conservatório de MPB de Curitiba em 17 de agosto, dia em que também se comemora o Patrimônio Histórico Nacional.
A sua expressividade vocal e cênica já se mostrava forte e madura para um novo trabalho com jovens cantoras e cantores, uma vez que esta formação inicial abria espaço somente para ex-integrantes do Coral Brasileirinho, grupo também dirigido por Helena Bel e Milton Karam.
Ao longo dos anos, novos talentos foram se incorporando ao grupo original. Trabalhando a canção brasileira de todas as épocas em espetáculos temáticos, o Grupo Brasileiro alia arranjos exclusivos a vozes com interpretações cênicas inusitadas e deslumbrantes.
Em 2017, o Brasileiro estreou seu primeiro grande show denominado Pixains e Cabeludos. Em 2018, levou ao público o espetáculo Palavras, com ótima repercussão na 36ª Oficina de Música em janeiro de 2019. Em novembro deste mesmo ano, realizou o show Mais Palavras, emocionando o público com sua maturidade, expressividade e diversidade de seu repertório.
O mês e o dia de nascimento do Grupo Brasileiro não devem ter sido uma mera coincidência, e sim uma sincronicidade cultural, pois esse tempero sonoro veio “a gosto” e com uma energia digna de mais um patrimônio musical.

CONCEPÇÃO E DIREÇÃO

Helena Bel (Direção Artística) e Milton Karam (Assistente de Direção)

Direção Artística: Helena Bel (1971/PR)
Diretora artística do Coral Brasileirinho e do Grupo Brasileiro, cantora e violinista, Helena Bel é formada em Licenciatura em Música pela Faculdade de Artes do Paraná e especialista em Educação Musical/Coral, pela Faculdade de Música e Belas Artes do Paraná. Como cantora já participou de vários grupos vocais e cênicos como “O Abominável Sebastião das Neves, “Sala XV”, “Allegro ma non Presto” e “O Tao do Trio” e o grupo de Teatro “Com Nome e Sobrenome”. Atualmente, canta no grupo “Nymphas”. Ganhou o 1º lugar no “Concurso para Intérpretes da MPB” do SESC da Esquina em 1993. Como violinista, foi spalla, desde 1992 até 2001, da “Orquestra do Conservatório de MPB de Curitiba”, fundada por Roberto Gnattali. Foi regente assistente da “Orquestra À Base de Corda” na sua primeira formação, com cordas de arco e é violinista da atual “Orquestra À Base de Corda”. É professora na Escola de Música Suzuki, onde também dirige a parte vocal e cênica dos musicais realizados anualmente pela escola. Tem participação em CD´s e DVD´s de vários artistas, locais e nacionais, como cantora e violinista.

Assistente de Direção: Milton Karam (1961/PR)
Arquiteto e compositor. Integrou os grupos Canto Livre e Acorde (1980 a 1985). Criou o Coral Brasileirinho juntamente com Simone Cit (1993). Coordenou o Setor de Produção Musical do Conservatório de MPB de Curitiba (1995 a 2003). Ministrou cursos de Coral Infantil nas Oficinas de MPB de Curitiba e nos Festivais de Inverno de Antonina-PR (1996 a 2002). Sua canção Natureza foi vencedora da Gala Nacional de Pequenos Cantores (2003) e do Festival da Canção Ecológica do Paraná (2004). Desde 2001 compôs 121 canções infantis para a Escola Trilhas, registradas em 08 CDs, dos quais o Mundiverso (2008), produzido por Parabolé Educação e Cultura, foi finalista do Prêmio da Música Brasileira de 2009 na categoria Disco Infantil. Pela Editora Parabolé, lançou os livros Conversas com Versos 1 e 2 (2013 e 2020), com ilustrações de Kátia Horn; Era Uma Vez Um Dom e Os Três (2013), com ilustrações de Rennan Negrão; e A Grande Roda de Histórias (2014), em parceria com Nélio Spréa. Foi curador do Curitibim – Mostra Nacional de Música para Crianças, nos anos de 2015, 2018 e 2020..

Cantores do Grupo Brasileiro:
ALDINE MARIA SELIS COPETTI (Aldine)
ANA LUIZA ECKERT MIKOS (Mikos)
CAMILA SOFIA PIMENTEL SOTO (Camila)
CECÍLIA REBOLLO CAROLLO (Ceci)
GABRIELA DE CAMARGO MAFUZO (Gabi)
IGOR JOSEPH SANTOS SCLARSKI PEREIRA (Igor)
JULIA PICOLI SUGAMOSTO (Juji)
LUIS HENRIQUE ACIOLI CARVALHO (Luis)
MALU ZANETTE DE OLIVEIRA DOMINGUES DE BORBA (Malu)
MARIA CECÍLIA MACHADO DE ANDRADE – CECI ANDRADE (Cici)
MARIA VALENTINA BLENINGER – VALENTINA BLENINGER (Vale)
MARINA NEGREIROS SILVA BRIENZA (Nina)

Piano
Sérgio Justen

Fale com o Grupo Brasileiro
Produtora: Bete Carlos
(41) 3321 2855
[email protected]