Afina-se

A cada final de semestre letivo, orientados por seus professores, os alunos do Conservatório de MPB apresentam os resultados em sala de aula. Durante as semanas especiais de apresentações – sempre com entrada franca – estudantes iniciantes e avançados dos diversos cursos de instrumento, canto e práticas de conjunto, sobem ao palco.

De cunho artístico e pedagógico, o evento conta com uma estrutura especial de produção, que inclui o aparato de programas impressos, divulgação na imprensa, sonorização, iluminação e contrarregragem, além de elementos específicos usados, por exemplo, nas apresentações de Canto Popular, que preparam muitas vezes shows temáticos que incluem roteiros especiais, figurinos, cenário e outros elementos cênicos.

Os shows usualmente acontecem no Auditório Salvador Graciano (ou Nhô Belarmino) no próprio Conservatório e em espaços da Fundação Cultural como o Teatro do Paiol.

Praticamente desde a criação do Conservatório de MPB em 1992, o AFINA-SE – inicialmente simples apresentações de alunos dos três ou quatro cursos disponíveis na época– vem crescendo e se sofisticando cada vez mais, desempenhando um papel cada vez mais importante no sentido de, além de servir de vitrine do desempenho pedagógico dos alunos, dar condições aos mesmos de estabelecer a ponte necessária entre a escola e o ambiente musical profissional.