Bate-papo musical – Processo criativo do disco O PRINCÍPIO na Residência Artística no Estudio Zeroneutro com os músicos CASSIN VIEIRA, GUSTAVO MORO, GUIMIUDO e NEGO CHANDI.
Apresentação:
A proposta é realizar uma roda de conversa com os músicos Cassin Vieira, Gustavo Moro, Guimiudo e Nego Chandi, que participaram da residência artística O Princípio, realizada no Estúdio Zeroneutro, em Brasília, com os técnicos Daniel Felix e Marcel Papa (conhecidos por seus trabalhos com a banda Natiruts). Durante o encontro, os artistas irão compartilhar suas experiências no processo de gravação do álbum autoral O Princípio, abordando temas como criação coletiva, produção musical independente e intercâmbio cultural. A atividade busca promover a troca de saberes entre músicos locais, estudantes e o público interessado.
Conteúdos programáticos da atividade:
– Processo de criação coletiva:
Troca entre compositores e músicos
Escolha e desenvolvimento das canções autorais
– Residência artística no Estúdio Zeroneutro (Brasília):
Organização da residência: objetivos, planejamento e dinâmica de trabalho
Relato de experiências com os técnicos Daniel Felix e Marcel Papa
– Produção musical independente:
Etapas da gravação e pós-produção do álbum O Princípio
Desafios e soluções no contexto de uma produção autoral
– Intercâmbio cultural e trajetória artística:
Conexão entre artistas de Curitiba e Brasília
Impacto da experiência na formação e desenvolvimento dos participantes
– Diálogo com o público:
Perguntas e trocas com estudantes, músicos e interessados
Reflexões sobre caminhos possíveis na música brasileira contemporânea
Conheça o trabalho dos músicos:
Cassin Vieira/ Eden Cassis Vieira Silva – I=idealizador do projeto Samba do Cassin, músico, compositor e produtor musical. https://www.instagram.com/sambadocassin/
Guimiudo/George Guilherme – percussionista.
https://www.instagram.com/guimiudo/
Nego Chandi/ Alexandre Martins: percussionista.
https://www.instagram.com/negochandi/
Gustavo Moro Silva – violonista e arranjador (sem rede social).
Marcel de Almeida Papa: técnico e produtor musical do Estúdio Zeroneutro.
https://www.instagram.com/marcelpapa.prod/
Daniel de Oliveira Félix – Técnico e produtor musical do Estúdio Zeroneutro.
https://www.instagram.com/danielfelixmix/
Zeroneutro: estúdio
https://www.zeroneutro.com.br/zeroneutro-studios/
Carga horária: 1h30 horas/atividade
Dia e horário: 26 agosto de 2025, terça, 19h
Local: Conservatório de MPB – Sala das Práticas
Nº de vagas oferecidas: 25
Público-alvo: estudantes e músicos
Valor: gratuito *com inscrições
Inscrições: através do link
https://docs.google.com/forms/d/1rX-um6P9L_he3BexNESmbnnHvD6fvzGL4CPuU8IQaLM/edit
Período das inscrições: até o dia anterior da atividade
Endereço: Conservatório de MPB – Rua Mateus Leme, 66 – São Francisco – Curitiba-PR – Fone: 3321-3208
Cassin Vieira
Cassin Vieira iniciou sua carreira 1996, em Brasília-DF Diretor musical, cavaquinhista, cantor e idealizador do projeto Samba do Cassin (2018 – até o presente, Curitiba-PR). Multi-instrumentista, autodidata em violão, cavaquinho, banjo, baixo, guitarra e percussão. Produtor musical e intérprete especializado em música popular brasileira, com experiência em composição, direção musical, produção eventos e design gráfico. Também possui atuação em produções teatrais como músico, trazendo versatilidade e profundidade artística a cada projeto.
Tocou cavaco, violão, instrumentos de percussão e contracenou na peça teatral “A história de um certo Zé” (2019-2023, Curitiba-PR). Produtor musical de projetos como 5 horas de samba sem intervalo (2019-2025, Curitiba e Ponta Grossa-PR). Compositor de músicas como Quartinha Cheia (2024). Diretor musical de bandas como Quem me Guia (2012-2016, Curitiba-PR), Malícia e Art (2007-2009), Caso Sério (2002 – 2006 – Brasília-DF/Curitiba-PR). Recentemente foi homenageado no evento Axé Zumbi e Dandara, da Câmara Municipal de Curitiba, por suas ações na música, para transformação de uma sociedade mais justa e igualitária.
Sobre o disco O Princípio
Cassin Vieira assina o álbum autoral O Princípio, com composições em parceria com Nego Chandi – cantor, cavaquinhista e percussionista, vencedor do prêmio de Melhor Roda de Samba do Rio (Revista Veja, com o grupo Sambarelove) e compositor das canções “Devoção” e “Tia Preta”.
Os arranjos do álbum ficaram por conta de Gustavo Moro – violonista de 7 cordas, arranjador, diretor musical e professor do Conservatório de MPB de Curitiba. Recentemente, atuou como diretor musical e violonista no show O Rap do Meu Samba, com Janine Mathias e Nei Lopes.
Na produção do disco, Cassin contou com Gui Miúdo – percussionista, produtor musical e técnico de som. O trabalho ainda conta com os músicos Luís Rolim, Marcos Peres, Rossano Lopes e Bruna Alcântara, além das participações nos vocais do grupo As Brejeiras, do cantor Dow Raiz e do cantor Wes Ventura.
“O Princípio” marca o primeiro trabalho autoral de Cassin Vieira, resultado de uma imersão artística com os produtores Marcel Papa e Daniel Felix – técnicos da reconhecida banda Natiruts – e simboliza o início de um novo ciclo criativo em sua trajetória musical.