EDITAL Nº 004/2024
PROCESSO SELETIVO PARA NOVOS ALUNOS DO
CONSERVATÓRIO DE MPB 1º SEMESTRE DE 2025
O CURITIBA ARTE – INSTITUTO CURITIBA DE ARTE E CULTURA – ICAC, organização social da cultura, amparado na Lei Municipal nº 9.226/1997, – no uso de suas atribuições estatutárias e legais e das metas previstas pelo Contrato de Gestão nº 4781/2023 firmado com a Prefeitura Municipal de Curitiba por meio da Fundação Cultural de Curitiba -, abre inscrições, através do EDITAL Nº 005/2024, para o “Processo Seletivo para novos alunos do CMPB de Curitiba – 1º semestre de 2025”, que tem por finalidade selecionar candidatos para ingresso nos cursos ofertados, de acordo com o Calendário Letivo.
I – DO OBJETO DO EDITAL
Serão selecionados candidatos às vagas para os cursos regulares livres ofertados pela Instituição, por meio da Equipe de Professores do Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba, que atendam aos requisitos deste Edital, bem como aos critérios de seleção estabelecidos pelos professores credenciados do CMPB para as disciplinas a que concorrem.
II – DO CALENDÁRIO DO PROCESSO DAS INSCRIÇÕES
Inscrições para alunos novos: | De 17 de dezembro de 2024 a 23 de janeiro de 2025 |
1ª FASE das inscrições: divulgação do resultado no site | 27 de janeiro de 2025 (segunda) |
Testes de nivelamento/entrevistas PRESENCIAIS | De 29 a 31 de janeiro de 2025 (quarta a sexta) |
2ª FASE das inscrições: divulgação de resultado no site | 03 de fevereiro de 2025 (segunda) |
3ª FASE das inscrições: matrículas dos aprovados | De 04 a 07 de fevereiro de 2025 (terça a sexta) |
Início das aulas | A partir de 17 de fevereiro de 2025 (segunda) |
III – DA OFERTA DOS CURSOS
Os candidatos deverão realizar as inscrições exclusivamente pela internet, por meio do endereço www.conservatoriodempb.com.br, no período compreendido de 17 de dezembro de 2024 a 23 de janeiro de 2025. O processo de inscrição compreende três fases: Habilitação, Testes/Entrevistas de Nivelamento e Matrícula.
As aulas acontecerão de segunda a sábado nos seguintes horários: segunda a quinta (das 9h às 22h), sextas (das 9h às 21h) e sábados (das 9h às 13h).
CURSOS DE INSTRUMENTOS / CANTO / CURSOS P/ CRIANÇAS
*As aulas dos cursos regulares ofertados pelo CMPB são ministradas em grupo.
Acordeom | 16 horas/aula semestrais | 01 hora/aula semanal
Bandolim | 16 horas/aula semestrais | 01 hora/aula semanal
Bateria | 16 horas/aula semestrais | 01 hora/aula semanal
Bateria preparatório | 16 horas/aula semestrais | 01 hora/aula semanal
Bateria p/ crianças | 16 horas/aula semestrais | 01 hora/aula semanal
Canto popular | 16 horas/aula semestrais | 01 hora/aula semanal
Cavaquinho | 16 horas/aula semestrais | 01 hora/aula semanal
*Clarinete | 16 horas/aula semestrais | 01 hora/aula semanal (ATENÇÃO: *aulas em dupla)
Contrabaixo elétrico | 16 horas/aula semestrais | 01 hora/aula semanal
*Flauta transversal | 16 horas/aula semestrais | | 01 hora/aula semanal (ATENÇÃO: *aulas em dupla)
Guitarra elétrica | 16 horas/aula semestrais | 01 hora/aula semanal
Percussão | 16 horas/aula semestrais | 01 hora/aula semanal
Piano | 16 horas/aula semestrais | 01 hora/aula semanal
Piano p/ crianças | 16 horas/aula semestrais | 01 hora/aula semanal
Saxofone | 16 horas/aula semestrais | 01 hora/aula semanal
Trombone | 16 horas/aula semestrais | 01 hora/aula semanal
Trompete | 16 horas/aula semestrais | 01 hora/aula semanal
Viola caipira | 16 horas/aula semestrais | 01 hora/aula semanal
Violão | 16 horas/aula semestrais | 01 hora/aula semanal
Violão 7 cordas | 16 horas/aula semestrais | 01 hora/aula semanal
Violão p/ crianças | 16 horas/aula semestrais | 01 hora/aula semanal
*As turmas, níveis, dias e horários das aulas estarão disponíveis nas “Informações Gerais” de cada curso, no site do CMPB durante o período das inscrições.
DISCIPLINAS TEÓRICAS
*As aulas dos cursos regulares ofertados pelo CMPB são ministradas em grupo.
Composição e arranjo instrumental em música popular brasileira | 32 horas/aula semestrais | 02 horas/aula semanais
Harmonia funcional | 32 horas/aula semestrais | 02 horas/aula semanais
LEM – linguagem e estruturação musical | 32 horas/aula semestrais | 02 horas/aula semanais
LEM/I – linguagem e estruturação musical inclusiva p/ pessoas cegas ou com baixa visão | 32 horas/aula | 02 horas/aula semanais.
PRÁTICAS DE CONJUNTO
*As aulas dos cursos regulares ofertados pelo CMPB são ministradas em grupo.
Prática de conjunto de choro | 32 horas/aula semestrais | 02 horas/aula semanais
Prática de conjunto de MPB | 32 horas/aula semestrais | 02 horas/aula semanais
Prática de conjunto de samba | 32 horas/aula semestrais | 02 horas/aula semanais
Prática de conjunto de música caipira | 32 horas/aula semestrais | 02 horas/aula semanais
IV – GRATUIDADE DAS DISCIPLINAS TEÓRICAS E/OU PRÁTICAS DE CONJUNTO
ATENÇÃO: Os alunos poderão cursar gratuitamente 01 (uma) disciplina teórica e/ou 01 (uma) prática de conjunto, se estiverem matriculados em algum curso de instrumento ou canto.
– Para tal, os candidatos deverão se inscrever no(s) curso(s) escolhidos dentro dos prazos – conforme o procedimento padrão das Inscrições para Alunos Novos no site – passando pelas 02 fases de inscrição, testes/entrevista. SENDO APROVADO NO PROCESSO SELETIVO, quando for matricular-se deverá solicitar o direito à gratuidade. O processo é simples e imediato.
V – DAS INSCRIÇÕES/PROCESSO SELETIVO
Os candidatos deverão realizar as inscrições exclusivamente pela internet, por meio do site www.conservatoriodempb.com.br, de 17 de dezembro de 2024 a 23 de janeiro de 2025. O processo geral compreende três fases:
1 – Inscrição/Habilitação;
2 – Testes/Entrevistas/Nivelamento;
3 – Matrículas.
1ª FASE DO PROCESSO SELETIVO – INSCRIÇÃO/HABILITAÇÃO
Para efetuar a inscrição o candidato ou seu representante legal deverá:
a) Acessar o site conservatoriodempb.com.br;
b) Selecionar o curso de seu LER ATENTAMENTE AS INFORMAÇÕES GERAIS disponibilizadas. Através delas, o candidato terá acesso à ementa geral/objetivos do curso, os conteúdos de cada módulo, pré-requisitos, carga horária, faixa etária, dias e horários disponíveis, valores, currículo do professor e informações sobre a entrevista/teste seletivo da 2ª Fase;
c) Preencher o cadastro com seus dados pessoais e responder ao questionário referente ao curso de seu interesse e clicar ao final para enviar o formulário.
OBS: O candidato poderá se inscrever em quantos cursos tiver interesse. Todavia em casos onde um mesmo curso é ministrado por professores diferentes, deverá obrigatoriamente optar por um dos professores. O candidato que se inscrever no mesmo curso com dois ou mais professores diferentes, será eliminado do processo seletivo.
*IMPORTANTE: Ficará totalmente a critério dos professores a aprovação ou reprovação dos candidatos tanto na 1ª como na 2ª Fase do Processo Seletivo.
ATENÇÃO: os candidatos deverão acessar o site www.conservatoriodempb.com.br no dia 27 de janeiro de 2025, a partir das 12h, para conferir a lista dos aprovados para a 2ª Fase do Processo Seletivo e os dias/horários do Teste/Entrevista da 2ª Fase.
2ª FASE DO PROCESSO SELETIVO – TESTES/ENTREVISTAS E NIVELAMENTO
Os candidatos aprovados para a 2ª Fase do Processo Seletivo e/ou seus representantes legais deverão:
a) Realizar o teste/entrevista nos dias e horários determinados para o(s) seu(s) curso(s). O procedimento será realizado de forma PRESENCIAL no
b) O resultado dos aprovados na 2ª Fase do Processo Seletivo, que estarão aptos para se matricular, será divulgado no dia 03 de fevereiro de 2025, por meio do site conservatoriodempb.com.br.
c) Os candidatos aprovados também receberão confirmação de aprovação no e-mail cadastrado no ato da inscrição.
3ª FASE DO PROCESSO SELETIVO – MATRÍCULAS
a) Após a divulgação – no site conservatoriodempb.com.br – dos resultados da 2ª Fase do Processo Seletivo, os alunos aprovados deverão realizar suas matrículas.
b) O processo de matrícula e assinatura do contrato serão realizados de forma PRESENCIAL, no Conservatório de MPB de 4 a 7 de fevereiro de 2025.
ATENÇÃO: o vencimento do boleto da taxa de matrícula se dará no dia 7 de fevereiro de 2025.
VI – DOS VALORES DOS CURSOS
MODALIDADE | VALOR DA PARCELA | PLANO DE PAGAMENTO | VALOR TOTAL |
Instrumentos / Canto / Cursos para crianças (aulas em grupo) – 16 horas/aula com aulas de 1h | R$ 170,00 | em 5 vezes | R$ 850,00 |
Clarinete e Flauta Transversal (*aulas em dupla) – 16 horas/aula com aulas de 1h | R$ 220,00 | em 5 vezes | R$ 1.100,00 |
Disciplinas teóricas (aulas em grupo) – 32 horas/aula com aulas de 2h | R$ 50,00 | em 5 vezes | R$ 250,00
(*ou gratuitas conforme o item V) |
Práticas de conjunto (aulas em grupo) – 32 horas/aula com aulas de 2h | R$ 50,00 | em 5 vezes | R$ 250,00
(*ou gratuitas conforme o item V) |
LEM/I – linguagem & estruturação musical p/ pessoas cegas ou com baixa visão (aulas em grupo) – 32 horas/aula com aulas de 2h | *Curso gratuitos | _ | _ |
Valor do teste de nivelamento/entrevista (2ª fase das inscrições): isento no 1º semestre de 2025 | |||
Valores das taxas de matrículas: R$ 120,00 (instrumentos e canto) / R$ 50,00 (disciplinas teóricas e práticas de conjunto) |
VII – DAS PARCELAS
O vencimento parcelas dos cursos se dará da seguinte forma:
ATENÇÃO: *Taxa de matrícula | 07 de fevereiro |
1ª parcela | 10 de fevereiro |
2ª parcela | 10 de março |
3ª parcela | 10 de abril |
4ª parcela | 10 de maio |
5ª parcela | 10 de junho |
É de responsabilidade do aluno a quitação dos débitos mensais nas datas estipuladas. Em caso de desistência do curso, o aluno deverá efetuar o cancelamento da matrícula através do e-mail da Secretaria de Cursos [email protected], a fim de evitar a cobrança dos débitos posteriores à data de sua solicitação de cancelamento.
ATENÇÃO: Alunos inadimplentes do CMPB ficam impedidos de efetuar novas matrículas até a liquidação total dos valores pendentes.
VIII – DAS BOLSAS DE ESTUDOS
Candidatos que desejam pleitear uma (01) bolsa de estudos para qualquer curso regular livre oferecido pelo CMPB para o 1º semestre letivo, deverão providenciar os seguintes documentos:
a) | Cópia dos documentos RG e CPF do aluno (ou do responsável se for o caso); |
b) | Comprovante de residência (água ou luz); |
c) | Comprovante do cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico); |
d) | Motivações da necessidade da bolsa (15 linhas). |
ATENÇÃO: Prazos e entrega: os candidatos deverão entregar os documentos no ato da matrícula, conforme o prazo previsto no presente edital: de 04 a 07 de fevereiro de 2025, impreterivelmente.
A decisão de concessão (ou não) da bolsa, que caso concedida poderá ser total (100%) ou parcial (75%), ficará a critério da Direção Executiva do ICAC em conjunto com o professor. Em nenhuma hipótese serão concedidas bolsas para servidores públicos de qualquer esfera, funcionários do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, prestadores de serviços com contratos regulares além de permissionários do Instituto.
ATENÇÃO: conforme o item “c”, serão somente aceitos os pedidos de candidatos que estejam incluídos no Cadastro Único do Governo Federal, cujas informações servem de base para o Governo Federal, Estados e Municípios para a implementação de políticas públicas.
IX – CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DO CMPB – BIBLIOTECA E FONOTECA
Com acervo especializado e referência em Música Popular Brasileira, disponibilizado aos seus alunos para consulta local, estudo e pesquisa, o Centro de Documentação do CMPB conta com materiais fonográficos, bibliográficos e documentais contabilizando aproximadamente 14500 títulos como partituras, apostilas, songbooks, coleções temáticas, livros, biografias, periódicos, elepês, CDs, fitas cassete, entre outros.
Acesso virtual ao catálogo do acervo pelo link:
https://pergamum.curitiba.pr.gov.br
Consultas presenciais no CMPB: realizadas através da Secretaria de Cursos das 09 às 12h e das 13 às 18h, de segunda a sexta.
X – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
A aprovação por si não garante a participação, sendo que a falta ou irregularidade de qualquer dos documentos listados, desclassificará o candidato.
O candidato inscrito aceita de forma irrestrita as normas e condições estabelecidas, sendo que o ato de inscrição implica na aceitação integral do estipulado no presente Edital.
O CMPB reserva-se o direito, por razões pedagógicas, de alterar a grade e o conteúdo dos cursos ofertados.
Havendo razões superiores o Instituto Curitiba de Arte e Cultura poderá revogar o presente Edital a qualquer momento, sem que tal fato permita alegação de prejuízo aos interessados ou a terceiros, sob qualquer fundamento de direito.
Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria Executiva do ICAC.
Curitiba, 3 de dezembro de 2024.
MARINO GALVÃO JR
Diretor-Executivo
Curitiba Arte – Instituto Curitiba de Arte e Cultura