LUCAS MELO & LILO ORO – professores de PRÁTICA DE CONJUNTO DE MPB
LUCAS MELO
Músico curitibano, estudou no Conservatório de MPB de Curitiba com os professores Claudio Menandro e Fabiano Tiziu, com quem desenvolveu principalmente a linguagem do violão brasileiro. Fez cursos com os violonistas Rogério Souza, Marco Pereira, Maurício Carrilho, Rogério Caetano e Alessandro Penezzi. Como violonista, foi convidado a integrar os principais regionais de choro da cidade, dentre eles o tradicional Conjunto Choro e Seresta. Em 2015 lançou o CD Papo de Xará, com o músico Lucas Miranda, trabaho que foi aclamado pela crítica especializada. Atua como músico, compositor e arranjador em diversos projetos e grupos musicais em Curitiba. Foi convidado ministrar aulas no Conservatório de MPB de Curitiba, na Faculdade de Artes do Paraná, na EPM Holanda e na Casa do Choro de Toulouse. Já se apresentou no Brasil e em diversos países ao lado de músicos como: Sérgio Albach, Rogério Souza, Ana Paula da Silva, Antônio Rocha, Gabriel Schwartz, Daniel Migliavacca, Mário Sève, entre outros.
LILO ORO
Natural de Bauru-SP, começou a tocar bateria aos 11 anos. Aos 17, começou a trabalhar profissionalmente em bandas de baile. Aos 23 ingressou no Conservatório de Tatuí, onde cursou MPB/JAZZ, nesse período, estudou com Everton Silveira, Rodrigo Digão Brás e Rodrigo Marinômio (Banha) e teve aulas particulares com Edu Ribeiro, Bruno Tessele e Sérgio Machado. Como professor, ministrou aulas no Conservatório Pio XII da USC –
Universidade do Sagrado Coração, oficinas de bateria e percussão no SESC-SP. Como sideman esteve ao lado de grandes músicos da área de música instrumental brasileira e internacional entre eles, Wagner Tiso, Fabio Pascoal, Gabriel Grossi, Carrapicho Rangel, Vanna Gierig (NY), Adriano Trindade (Berlim), Cléber Fogaça, Fábio Leal, Franco Lorenzon, Marcio Negri, Mário Conde, Glauco Solter, Hélio Brandão, José Luiz Boldrini, Davi Sartori, André Prodossimo, entre vários outros. Vem trabalhando também em várias formações entre bandas, orquestras, big bands, combos e atuando em estúdio. Atuou no Paulo Maia Trio, como convidado do Festival Brasil Instrumental organizado pelo Conservatório de Tatuí e Painel Instrumental, organizado pelo Maestro Paulo Flores, que é fundador do curso de MPB/JAZZ do CDMCC. Em 2013 gravou disco autoral de Música Instrumental Brasileira com trio, que contou com participações de André Marques (escaleta, Fabio Pascoal e do mestre Hermeto Pascoal). Atualmente morando em Curitiba-PR, atua como professor do Conservatório de MPB e trabalha com vários artistas nacionais e internacionais.