Carnaval de Curitiba

carnaval1

Os festejos do Carnaval de Curitiba têm como uma de suas principais atrações o desfile das Escolas de Samba na Avenida Marechal Deodoro. Com apoio da Prefeitura, Fundação Cultural de Curitiba e Instituto Curitiba de Arte e Cultura, as agremiações carnavalescas preparam seus enredos e levam para a avenida alegria, brilho e emoção. Desde 2019, os desfiles acontecem em dois dias (sábado e domingo de carnaval), reunindo um público total de aproximadamente 40 mil pessoas.

Além dos desfiles, que contam com escolas tradicionais, novas agremiações e o animado bloco Rancho das Flores, formado por idosos dos programas sociais da Prefeitura, os eventos pré-carnavalescos também colocam a cidade em clima de festa. A eleição do cortejo real (rei, rainha e princesas do carnaval), as apresentações do irreverente bloco Garibaldis e Sacis, e a famosa marcha Zombie Walk também são grandes destaques do carnaval curitibano.

Embora não estejam na programação oficial, os shows de hard rock e heavy metal do Psycho Carnival contribuem para a diversidade do carnaval de Curitiba. O Psycho é considerado um dos principais eventos alternativos do carnaval brasileiro.

Também é oferecida estrutura de apoio aos blocos independentes. Os grupos com menos de 2 mil integrantes que saem às ruas durante o período de pré-carnaval podem se cadastrar e contar com apoio de infraestrutura básica fornecida pela Prefeitura, visando mais segurança em suas apresentações.

Saiba mais: visite o (site) do Carnaval de Curitiba, lá você poderá conhecer mais sobre a história, a agenda e como fazer parte deste grande evento de formação e fruição da música.

Baixe: Apresentação/relatório (pdf) do Carnaval de Curitiba.

Relatório de Atividades