Grupo Choro e Seresta

choro-e-seresta

O Conjunto Choro e Seresta é o grupo de choro mais tradicional e mais importante de Curitiba, e está em atuação há 42 anos. A tradicional apresentação aos domingos do conjunto na feirinha do Largo da Ordem é ao mesmo tempo um núcleo de referência musical de choro na cidade, e um cartão postal da capital paranaense, já que esse evento semanal, está consagrado no circuito musical curitibano, sendo freqüentado por amantes do gênero, músicos e turistas. Na verdade, é praticamente impossível encontrar uma pessoa em Curitiba que não conheça ou que não goste de ouvir o chorinho aos domingos na feira do Largo da Ordem.

O Conjunto é formado por músicos que se encontram em 3 gerações da formação do grupo. Em ordem cronológica os integrantes são: Moacyr Azevedo, 91 anos, da primeira geração, integrante do conjunto desde a sua formação original, Glay Bastos, Joãozinho do Pandeiro e Wilson Moreira da segunda geração e Lucas Melo, Marco Filgueiras e Clayton Silva da terceira geração de músicos.

O Conjunto Choro e Seresta busca promover a cultura do choro, promovendo a integração com a comunidade através da divulgação e transmissão desse gênero e sua produção em Curitiba. Além disso, o grupo busca valorizar a música curitibana como um todo, incentivando a produção musical e a apreciação da população, ressaltando e resgatando a arte local, reforçando e fortalecendo uma identidade cultural da própria Cidade.

História do Conjunto Choro e Seresta

No inicio da década 70, na Sociedade do Batel de Curitiba, nasce o Conjunto Choro e Seresta, foi criado pelo flautista Alvino Carbonar Tortato. Seus primeiro integrantes foram: Alvino Carbonar Tortato; (Flauta), idealizador e fundador do grupo; Gedeon de Souza (violão), Moacyr de Azevedo(cavaquinho) e Edmundo (pandeiro). Um pouco o mais tarde, juntaram-se à eles Benedito Ferreira de Souza (pandeiro e voz); Nilo dos Santos (violão 7cordas) e Hiram Oberg Tortato(flauta).

Em 1973 depois de assistir uma apresentação do Conjunto Choro e Seresta no Teatro Paiol, o prefeito de Curitiba chamou Tortato num canto, e disse que estava criando vários espaços culturais. Ele pediu então que o Conjunto Choro e Seresta desse uma força para atrair público, tocando numa “Feirinha Hippie” que estava se mudando para a Praça Garibaldi.

Em meados 1999 para documentar e resgatar a história do Conjunto Choro e Seresta, este poético fragmento da vida musical curitibana, quatro empresas que acreditam e investem na preservação da nossa cultura, se reuniram e bancaram, em regime de parceria, o custo de produção do primeiro CD de Choro Paranaense. Juntaram-se a elas, com trabalho voluntário, outros admiradores do grupo e da autêntica Música Popular Brasileira.

A especialidade do conjunto é a execução de músicas do gênero chamado choro (ou chorinho, como é carinhosamente chamado), representado por obras de Pixinguinha, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim e muitos outros grandes mestres. Fazem parte do repertório também, obras de outros gêneros que compõem o universo da boa música brasileira, tais quais o samba canção e as serestas (valsas, canções).

O Conjunto até o presente momento se apresenta na feira de artesanato na praça Garibaldi, em todas as manhãs de domingo.

FICHA TÉCNICA

João Rodrigues – Coordenador Geral

Músico autodidata realizou alguns cursos sobre choro nas oficinas de músicas em Curitiba nos seguintes cursos: Prática de conjunto de choro com Altamiro Carrilho, Formação de Grupo de Choro com Joel Nascimento e Luis Otávio Braga, Pratica de Pandeiro com Mestre Jorginho do Pandeiro. Hoje é coordenador do Conjunto Choro e Seresta. Participou de vários grupos de choro Bem Brasil, (organizador Marcio Tissori), Nilo Samba Choro, Trio Quintina ( participação especial), Grupo Retratos (Sergio e João Egashira).

Já participou de diversos trabalhos culturais como: Show dias Mães com Cantora Eliane Bastos – SESC da Esquina 08 de maio de 2009, Show com Conjunto de Choro Vibrações – Na Empresa SERPRO 29 de maio de 2009, Show com Conjunto Choro e Seresta no Projeto Estamos AI, no Teatro SESC da ESQUINA -2010, Projeto Bem Brasil com o Conjunto Vai o Racha – Jesilia Brandão – Flauta -realizado nas escolas, Projeto Uma Rosa para Elizete – Com Grupo Retratos – Sergio Albach, João Egashira e cantora Aderly Santy, realizado no Guairinha, Projeto 30 anos de Choro – Com o Conjunto Choro e Seresta. – Realizado na Boca Maldita em 2002, Participação nas 24 horas de Choro no dia Nacional do Choro nos anos 2006 a 2009, Projeto VIVA O VERÃO em 2008 e 2009, Musicas nas Empresas Projeto SESC, Musicas nas Empresas Projeto VOLVO, Participação em Gravação de CD, Chega de Choro com Sidail César, Parceria de Sidail César e Ronald Magalhães, Nossa Cara com Trio Bossa, Trio Quintina – Participação Especial, Pra Você Menino – Choro e Seresta.

Integrantes

João Rodrigues – Coordenação Geral / Pandeiro

Clayton Silva –Flauta Transversal/Sax

Lucas Melo – Compositor / Arranjador / Violão 7 Cordas

Wilson Moreira – Bandolim / Compositor

Moacyr – Cavaquinho (Convidado)

Contato
João Luis (041) 9602-0407
Clayton Silva (041) 8849-1765
[email protected]

Videos

http://www.youtube.com/watch?v=ksQ1FIzLfTQ

http://www.youtube.com/watch?v=Xu0mFTum74k

http://www.youtube.com/watch?v=BQ6EBsXA9x8