Memorial Paranista

Exposição de João Turin no Memorial Paranista é destaque em publicação alemã.  Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Uma área de 6 mil m², dentro do Parque São Lourenço, revitalizada com elementos de paisagismo, da arquitetura paranista e fontes de água, reúne obras em proporções heroicas, reproduzidas em bronze, do artista paranaense João Turin. O Memorial Paranista alia cultura, turismo, meio ambiente e lazer. Constituído pelo Jardim das Esculturas e por três edificações interligadas por uma galeria com cobertura de vidro. De um lado estão os acessos para o Teatro Cleon Jacques e para as duas salas de exposições, e de outro, o novo Ateliê de Esculturas, o Liceu das Artes e a Loja #CuritibaSuaLinda, com produtos de artistas e artesãos curitibanos.

Jardim das Esculturas, na parte externa, é composto de um jardim com elementos paranistas, fontes de água e 13 obras de proporções heroicas do acervo de João Turin. Todas as peças são feitas de bronze; a maior delas é a “Marumbi”, com 3 metros de altura, quase 3 metros de largura, 1 metro de profundidade e aproximadamente 700 kg. Esta peça está estrategicamente instalada, a partir de uma perspectiva da galeria, em frente às fontes de água e ao portal representativo da arquitetura paranista. O projeto do Memorial Paranista foi desenvolvido pelo IPPUC e executado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Fundação Cultural de Curitiba e é administrado pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura.

MEMORIAL PARANISTA
Endereço: Rua Mateus Leme, 4.700 – São Lourenço 
Contato:

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO
O atendimento administrativo acontece de segunda a sexta das 9h às 18h.  As demais atividades do espaço seguem a tabela abaixo.

Atendimento Administrativo
Segunda a Sexta das 9h às 18h

Visitação Livre
Terça a Domingo das 10h às 18h agende até 4 pessoas

Visitas Mediadas e Grupos Turísticos
As vistas mediadas acontecem de hora em hora mediante agendamento. Grupos turísticos são agendados para o mesmo período.
Terça a Sábado: 10h30 | 11h30 | 12h30 | 14h30 |15h30 | 16h30 e 17h30

Cursos e Atividades no Liceu das Artes
Terça a sexta 15h – 21h; Sábados 10h-13h

Para conhecer, interagir e recomendar:
Faça uma visita virtual (tour virtual), curta, comente e compartilhe à vontade (facebook) (instagram) recomende esse espaço aos amigos (trip advisor).

Para saber mais:
Visite o (site) do MEMORIAL PARANISTA, lá você poderá conhecer mais sobre a história e sobre a agenda deste espaço.

Baixe:
Saiba mais sobre esse espaço único com a apresentação (pdf) do Memorial Paranista.
Acompanhe nossas ações baixando o Relatório de Atividades e Visitas do (pdf) do Memorial Paranista.

 

Clique aqui