Notícias

26 maio

Curitiba Lê Gente Daqui exalta os saberes ancestrais de Alice da Silva

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
alice da silva doces memorias 2

Figura importante na preservação da memória cultural afro-paranaense, Griô Alice da Silva é a próxima convidada do Gente Daqui, ciclo de encontros literários do Curitiba Lê, programa da Fundação Cultural de Curitiba que valoriza autores da cidade.

A edição de maio acontece nesta terça-feira (27/5), às 19h, na Casa da Leitura Wilson Bueno, no Portão Cultural, com entrada gratuita. O Gente Daqui é realizado uma vez por mês, sempre com um autor ou autora diferente.

Aos 86 anos, Alice lançou seu primeiro livro, Doces Memórias, uma coletânea de lembranças e receitas preparadas artesanalmente no fogão à lenha, um mergulho em sabores tradicionais e histórias de vida. O bate-papo será mediado por Natalia Casarin e permitirá ao público conhecer de perto a história inspiradora da autora, que além de tudo é mãe de 12 filhos.

Além de promover a literatura local, o projeto também incentiva o uso da plataforma Curitiba Lê Digital, disponível gratuitamente no Curitiba App. Nela, é possível acessar e baixar mais de 200 obras, incluindo todas as selecionadas para os encontros do Gente Daqui.

Sobre Alice da Silva

Moradora do Jardim Osasco, em Colombo, desde 1977, Alice da Silva é doceira, contadora de histórias, referência comunitária e Mestra Griô (título destinado a guardiões da tradição oral e dos saberes ancestrais). Aprendeu a ler e escrever na vida adulta, no Centro de Convivência Raio de Luz, e desde então construiu uma história marcada por resistência e cultura.

Servidora da Fundação Cultural de Curitiba por mais de três décadas, Alice da Silva trabalhou como camareira em importantes teatros da cidade, como o Teatro Guaíra e o Teatro Positivo, além de participar de produções cinematográficas, incluindo o filme Cafundó. Durante a pandemia, lançou seu primeiro livro, Doces Memórias, inicialmente em formato digital. Agora, a obra ganha edição impressa em capa dura, sob a curadoria de Melissa Reinehr e do Mestre Kandiero. Não só um livro de receitas, Doces Memórias é um registro afetivo e histórico de Alice e de tantas outras mulheres negras que preservam e compartilham saberes ancestrais.

Programação 2025

Desde março, o Curitiba Lê Gente Daqui já promoveu encontros sobre Galo sem Turno, de Marise Manoel, e Novelos Nada Exemplares, de Susan Blum.

A agenda segue com Querides Monstres, de be rgb, em junho; O Escritor Morre à Beira do Rio, de Lucas Lazzaretti, em julho; A História de Piragui, de Olivio Jekupe e Maria Kerexu, em agosto; O Estranho Hábito de Dormir em Pé, de Paulo Sandrini, em setembro; Azizi, o Presente Precioso, de Lucimar Rosa Dias, em outubro; e Sô Zoripes e a Moça com Anel de Pedra Verde, de Nará Souza Oliveira, junto com Escritos de Resistência, de Valdir Izidoro Silveira, em novembro.

Serviço

Curitiba Lê Gente Daqui – Encontro de maio
Casa da Leitura Wilson Bueno – Portão Cultural (Avenida República Argentina, 3.430 – Portão)
Data: terça-feira (27/5), das 19h às 21h
Entrada gratuita