Notícias

30 jun

Crianças acolhidas pela FAS assistem a Lilo e Stitch no Cine Passeio

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
00502382

Uma manhã de diversão e inclusão marcou o domingo (29/6) no Cine Passeio. Cerca de 83 pessoas, entre crianças, adolescentes e acompanhantes das casas de acolhimento atendidas pela Fundação de Ação Social (FAS), participaram da sessão especial do filme live action Lilo e Stitch.

O grupo, composto por jovens em situação de acolhimento institucional, teve pôde vivenciar uma experiência cultural diferente em um dos espaços mais importantes da cidade. Para muitos, foi a primeira vez no cinema.

A diretora executiva do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), Juliana Midori, destacou o compromisso da instituição em abrir espaços culturais para todos.

“O Cine Passeio é um espaço para todos, e momentos como esse reforçam o nosso compromisso em tornar a cultura acessível. Levar essas crianças e adolescentes para o cinema é transformador não só para eles, mas também para nós, como gestores e cidadãos. É uma troca que nos inspira e nos conecta ainda mais com o propósito de abrir as portas da cultura para todos”, afirmou.

A ação foi realizada em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e o ICAC, que administram o Cine Passeio e desenvolvem uma programação voltada à formação, experimentação e difusão da cultura audiovisual. Localizado no centro da cidade, o Cine Passeio é um dos principais equipamentos culturais de Curitiba, com salas de cinema, espaço para oficinas, café e áreas de convivência abertas ao público.

Educadores que acompanharam o passeio reforçaram a importância de promover atividades fora das casas de acolhimento. “É a primeira vez deles no cinema, então é muito legal. Conhecer um cinema de rua é um pouquinho diferente do cinema tradicional, né? Essa oportunidade de sair, de mostrar para eles uma realidade fora do abrigo, é muito importante. Faz com que eles vejam a vida por outro ângulo e amadureçam mais”, contou Enésio Aires Pereira, da Unidade de Acolhimento Institucional (UAI) Santa Felicidade, que esteve com um grupo de 12 adolescentes.

A educadora Ana Carolina Duarte, da Casa Cinco, no Boqueirão, levou as meninas atendidas na unidade para o passeio. “Atendemos 20 adolescentes de 12 a 17 anos e buscamos sempre proporcionar momentos de lazer e cultura que façam sentido para elas. Essas experiências são fundamentais para o desenvolvimento, para ampliar horizontes e para que elas se sintam parte da cidade. É muito especial estar aqui hoje, ver a animação delas e apresentar um espaço tão bacana como o Cine Passeio, que também conta a história de Curitiba. Para muitas, foi a primeira vez aqui”, destacou.