FESTIVAL DA PRIMAVERA
11 de outubro, 2025 (SÁBADO)
13h – Orquestra à Base de Sopro – Pixinguinha
Passeio Público
GRATUITO
OABS Orquestra à Base de Sopro – Direção Artística: Sérgio Albach
A Orquestra à Base de Sopro de Curitiba é considerada um dos principais grupos de música instrumental brasileira do país. Durante seus 26 anos de existência, a OABS tem entrado em contato com muitas tendências estéticas ao trabalhar com vários convidados como: Egberto Gismonti, Itiberê Zwarg, Roberto Sion, Proveta, Joyce Moreno, Nelson Ayres, Letieres Leite, entre outros. Os seus 17 músicos transformam os sons que saem das suas flautas transversais, clarinetes, clarone, saxofones, trompetes, trombones e da base rítmica harmônica formada pelo piano, guitarra, baixo, bateria e percussão num repertório coeso que procura incluir o maior número de gêneros da música brasileira contemporânea e antiga. O resultado do incentivo para que os músicos trabalhem com arranjos, composições e improvisações aparecem nos concertos “Nossos Compositores” e no CD/ DVD homônimo lançado em 2013.
O primeiro CD da OABS foi lançado em 2007, privilegiando as composições do maestro paranaense Waltel Branco. Em 2009, a orquestra gravou um DVD ao vivo com Arrigo Barnabé, e em 2011, com o pianista e compositor André Mehmari. Em 2013, foi lançado na Itália, pelo selo EGEA, um CD com o clarinetista Gabriele Mirabassi, e em 2014, com a flautista e compositora Léa Freire. Em seu sétimo lançamento fonográfico, a OABS preparou um repertório com canções de Guinga tendo como cantora convidada Izabel Padovani, lançado em 2018. Outro DVD foi realizado ao lado do guitarrista da OABS Mário Conde, contando com a participação, de Raul de Souza, entre outros. Em 2022 lança um álbum de música flamenca ao lado do compositor e violonista Murilo Da Rós.
Nos últimos anos a OABS fez shows com personalidades do main stream nacional: Maria Rita, Bnegão, Margareth Menezes, Carlinhos Brown e Zélia Dunkan, além da parceria consolidada com Egberto Gismonti, com que a orquestra realizou concertos em Brasília, Florianópolis, Curitiba e Crato (CE), assim como a gravação do show em áudio e vídeo.
A Orquestra À Base de Sopro (OABS) é um grupo especializado em música popular brasileira. Formada em 1998, tem em seu currículo lançamentos fonográficos e artistas convidados, como, Nelson Ayres, Joyce Moreno, Vocal Brasileirão, Toninho Ferragutti, Vittor Santos, Itiberê Zwarg, NailorProveta, Roberto Sion, Mauro Senis, Laércio de Freitas, Léa Freire, Chico Mello, Neném, Emílio Santiago, Egberto Gismontti, Maria Rita, Margareth Menezes, BNegão, Carlinhos Brown, Zélia Duncan e Grupo FATO, além de um repertório de Gafieira com a cantora Roseane Santos.