No dia 1 de junho de 1982 surgia a Banda Lyra Curitibana. Hoje, ao completar 34 anos, a banda mantida pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), se reafirma como um dos principais grupos da cidade. Responsável principalmente pela animação musical dos eventos públicos, seu repertório é vasto, apresentando desde música erudita a samba, trilhas musicais, mambos, marchas e hinos.
Formada inicialmente por 18 músicos que integravam o Circo da Cidade, da Fundação Cultural a banda conta atualmente conta com 28 integrantes que fazem uma média de 160 apresentações por ano. Regidos pelo maestro Lourival Ferreira, os músicos tocam instrumentos de sopro e percussão. O repertório é variado, composto por mais de 400 músicas. A banda já fez mais de 5.241 apresentações públicas.
A Banda Lyra participa das comemorações oficiais da cidade, como inaugurações, lançamentos de programas e ações voltadas à população levando música e alegria. Também atende pedidos diversos de outras instituições, mediante agendamento prévio e contratação. O clartinetista João William é o mais novo músico da Banda Lyra, enquanto o saxofonista Dalmir Dusi é o decano do grupo. Depois de tocar durante 25 anos na banda da Polícia Militar do Paraná, Dusi foi um dos fundadores da Banda Lyra, e participa dos ensaios regulares na sede da instituição, na Fazendinha.
Desde a fundação até hoje, a banda teve nove regentes. Henrique Laites, o pioneiro e já falecido, foi seguido por Antônio Manoel Alves. Depois vieram Darcy Pereira de Moura, Eliazar Moreira dos Santos, Sebastião Mateus Filardo e Aurídio Floriano Aguiar. Atualmente, a batuta da banda está como regente Lourival Ferreira.