Notícias

13 jun

Centro Cultural Miguel de Cervantes é inaugurado na Praça da Espanha

Publicado em: Capela Santa Maria por: viridiana
8544

A partir deste sábado (11) Curitiba ganha mais um espaço cultural. Situado na Praça da Espanha, o Centro Cultural Miguel de Cervantes foi oficialmente inaugurado pelo prefeito Gustavo Fruet. Anteriormente o espaço era ocupado apenas pela Casa de Leitura que foi devidamente reformada para abrigar também outras atividades culturais.

“Foram realizadas obras no entorno da praça com drenagem e toda a revitalização da Rua Carlos de Carvalho. Já a Praça da Espanha ganhou nova acessibilidade, iluminação e paisagismo. Agora com a entrega do Centro Cultural serão diversificadas as ações, com leitura, oficinas de arte e atividades musicais envolvendo toda a comunidade e escolas do entorno. Queremos que seja um espaço de convivência e alegria para todos”, afirmou o prefeito Gustavo Fruet.

A revitalização da Praça da Espanha agora está completa e terá como objetivo fortalecer o sentimento de pertencimento, de ocupação do espaço público pela população para a prática de diversas atividades. “A Praça da Espanha é uma referência em diversas áreas, artesanato, gastronomia, eventos e agora queremos incentivar ainda mais a literatura e outras áreas de atuação da cultura em nossa Curitiba”, complementou Fruet.

O novo espaço cultural terá, além da biblioteca, o Atelier La Mancha que contará com uma programação diversa envolvendo atividades de dança, música, circo, cinema e teatro, como conta a coordenadora do espaço, Alessandra Furtado Duarte. “O centro cultural é um presente para Curitiba e vai ampliar suas ações para além da Casa de Leitura. Teremos atelier e ações com parceria com todas as coordenações da Fundação Cultural: dança, música, teatro e cinema. A população vai vir a este espaço, fazer um cadastro e vamos ver qual o interesse dentro dessas alternativas” afirmou.

Neste primeiro momento, o Atelier La Mancha, voltado à realização de oficinas de arte gratuitas, vai ofertar as oficinas de gravura, carimbo e desenho de observação, sob a orientação da artista plástica Denise Roman.

Já a Casa da Leitura Miguel de Cervantes retoma suas atividades de incentivo à leitura, dentro das diretrizes do programa Curitiba Lê – contação de histórias, empréstimo de livros, leitura local, e também algumas novas atividades relacionadas com as oficinas de arte. No período de 13 a 18 de junho, uma das ações será a “Leitura na Praça”. A mediadora de leitura Juliana Baum estará realizando leituras de poemas e pequenos contos para os frequentadores da Praça da Espanha.

Uma das peculiariedades da Casa da Leitura é o acervo de livros em espanhol, contendo obras de referência da literatura espanhola, entre elas a obra-prima de Cervantes, “Dom Quixote de la Mancha”, e de autores da literatura íbero-americana, como Federico García Lorca, Jorge Luis Borges e Isabel Allende.

Programação

Para a inauguração do Centro Cultural foi programada uma série de shows e apresentações artísticas. A cantora Carol Passos (The Voice Kids) se apresentou no palco ao ar livre às 10 horas. Crianças de uma escola particular da região realizaram o plantio de mudas de flores enquanto alunas da Escola Municipal Batel descerraram a faixa inaugural do Centro Cultural juntamente com o prefeito.

No decorrer do dia estão agendadas apresentações do músico Tiago Rangel, da cantora Alexandra Scotti com o pianista André Collini, do grupo folclórico do Centro Espanhol do Paraná, entre outras atrações.

Participaram da inauguração do Centro Cultural, os vereadores Paulo Salamuni e Julieta Reis, o cônsul honorário da Espanha em Curitiba, Saturnino Hernando, além de diversos secretários municipais, representantes da Associação dos Comerciantes da Região da Praça da Espanha e comunidade local.