Notícias

5 jul

Camerata Antiqua de Curitiba faz turnê no interior do Paraná

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
Camerata - Foto Alice Rodrigues (35)

Em turnê pelo interior do Paraná, a Camerata Antiqua de Curitiba apresenta obras de Mozart sob a regência do maestro Cláudio Cruz. Estão agendados concertos gratuitos entre os dias 9 e 12 de julho, nos Festivais de Música de Londrina e Cascavel, no Teatro Municipal de Toledo e no Cine Felix de Apucarana. Os concertos fazem parte de uma série de viagens que o grupo fará durante o ano.

Com a viagem a Camerata busca aperfeiçoar e dinamizar a vida artística. “Nos contatos que fizemos com gestores dessas cidades, todos conheciam o grupo e ficaram entusiasmados com a proposta. Isso mostra a força que a Camerata tem fora dos limites de Curitiba”, destaca Marino Jr. Galvão, presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, órgão responsável pela administração do grupo.

Em sua primeira apresentação, o Programa definido para o interior já lotou o Teatro Guaíra de Curitiba durante a abertura da Oficina de Música de Curitiba deste ano. São obras aclamadas pelo grande público e que serão executadas pelo coro da Camerata com 20 cantores, orientados tecnicamente por Mara Campos, e a orquestra com 20 instrumentistas de cordas.

As composições ‘Sinfônia n°29 em La maior, K 201’ e ‘Missa da Coroação’ de Wolfgang Amadeus Mozart (1791) e Suíte Antiga Op. 11 de Alberto Nepomuceno (1864 – 1904), contam com a participação solo dos cantores Luisa Fávero, Ariadne Oliveira, Alexandre Mousquer e Cláudio de Biaggi.

Camerata Antiqua de Curitiba

Constituída por Coro e Orquestra, a Camerata nasceu em 1974, sob a égide de seus fundadores, o regente Roberto de Regina – hoje seu maestro emérito – e a cravista Ingrid Seraphim. A proposta inicial de execução exclusiva de música barroca e renascentista foi enriquecida com o acréscimo de um repertório de compositores contemporâneos nacionais e estrangeiros.  Mantida pela Fundação Cultural de Curitiba – FCC e administrada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura – ICAC, a Camerata Antiqua possui uma trajetória de conquistas e sucessos que se explica pelo empenho de seus integrantes, levando o grupo a se destacar nacionalmente pela qualidade e excelência de seu trabalho. A Camerata contou com o comando de músicos notáveis, como o maestro Gerard Galloway e o violinista Paulo Bosísio, responsáveis por longo período pela orientação técnica do coro e da orquestra, respectivamente, além de Lutero Rodrigues, maestro titular nos anos de 1987 e 1988, e Wagner Polistchuk, diretor artístico de 2009 a 2011. A preocupação com questões sociais também marcou a atuação da Camerata, no decorrer dos anos. Foram criados os programas “Música pela Vida”, em 1990, e “Alimentando com Música”, em 1993, com o propósito de levar a linguagem universal da música para salas de aulas, fábricas, asilos, orfanatos, hospitais e penitenciárias, transformando concertos didáticos em ingredientes de integração social. A Camerata Antiqua de Curitiba tem como atual sede oficial a Capela Santa Maria. A maturidade musical conquistada em quatro décadas de atuação está registrada em oito discos (long plays) e seis CDs. A versatilidade na execução da música antiga e contemporânea é elemento fundamental de um trabalho contínuo, verdadeiro legado à cultura brasileira.

Serviço:

Toledo
09 de julho às 20h
Teatro Municipal de Toledo
R. Santos Dumont, 2626 – Vila Industrial
Entrada Franca

Cascavel
Abertura do XXVII Festival de Música de Cascavel
10 de julho às 20h
Teatro Municipal de Cascavel
R. Rio de Janeiro, 905 – Centro
Entrada Franca

Apucarana
11 de julho às 20h
Cine Teatro Fênix
Av. Curitiba – Centro, Apucarana – PR
Entrada Franca

Londrina
36º Festival Internacional de Música de Londrina
12 de julho às 20h
Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora
R. Dom Bôsco, 55 – Iguacu
Ingressos: R$20,00 (R$10,00 meia)