O Conjunto Choro e Seresta é o grupo de choro mais tradicional e mais importante de Curitiba, e está em atuação há 42 anos. A tradicional apresentação aos domingos do conjunto na feirinha do Largo da Ordem é ao mesmo tempo um núcleo de referência musical de choro na cidade, e um cartão postal da capital paranaense, já que esse evento semanal, está consagrado no circuito musical curitibano, sendo freqüentado por amantes do gênero, músicos e turistas. Na verdade, é praticamente impossível encontrar uma pessoa em Curitiba que não conheça ou que não goste de ouvir o chorinho aos domingos na feira do Largo da Ordem.
O Conjunto é formado por músicos que se encontram em 3 gerações da formação do grupo. Em ordem cronológica os integrantes são: Moacyr Azevedo, 91 anos, da primeira geração, integrante do conjunto desde a sua formação original, Glay Bastos, Joãozinho do Pandeiro e Wilson Moreira da segunda geração e Lucas Melo, Marco Filgueiras e Clayton Silva da terceira geração de músicos.
O Conjunto Choro e Seresta busca promover a cultura do choro, promovendo a integração com a comunidade através da divulgação e transmissão desse gênero e sua produção em Curitiba. Além disso, o grupo busca valorizar a música curitibana como um todo, incentivando a produção musical e a apreciação da população, ressaltando e resgatando a arte local, reforçando e fortalecendo uma identidade cultural da própria Cidade.
No inicio da década 70, na Sociedade do Batel de Curitiba, nasce o Conjunto Choro e Seresta, foi criado pelo flautista Alvino Carbonar Tortato. Seus primeiro integrantes foram: Alvino Carbonar Tortato; (Flauta), idealizador e fundador do grupo; Gedeon de Souza (violão), Moacyr de Azevedo(cavaquinho) e Edmundo (pandeiro). Um pouco o mais tarde, juntaram-se à eles Benedito Ferreira de Souza (pandeiro e voz); Nilo dos Santos (violão 7cordas) e Hiram Oberg Tortato(flauta).
Em 1973 depois de assistir uma apresentação do Conjunto Choro e Seresta no Teatro Paiol, o prefeito de Curitiba chamou Tortato num canto, e disse que estava criando vários espaços culturais. Ele pediu então que o Conjunto Choro e Seresta desse uma força para atrair público, tocando numa “Feirinha Hippie” que estava se mudando para a Praça Garibaldi.
Em meados 1999 para documentar e resgatar a história do Conjunto Choro e Seresta, este poético fragmento da vida musical curitibana, quatro empresas que acreditam e investem na preservação da nossa cultura, se reuniram e bancaram, em regime de parceria, o custo de produção do primeiro CD de Choro Paranaense. Juntaram-se a elas, com trabalho voluntário, outros admiradores do grupo e da autêntica Música Popular Brasileira.
A especialidade do conjunto é a execução de músicas do gênero chamado choro (ou chorinho, como é carinhosamente chamado), representado por obras de Pixinguinha, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim e muitos outros grandes mestres. Fazem parte do repertório também, obras de outros gêneros que compõem o universo da boa música brasileira, tais quais o samba canção e as serestas (valsas, canções).
O Conjunto até o presente momento se apresenta na feira de artesanato na praça Garibaldi, em todas as manhãs de domingo.
Músico autodidata realizou alguns cursos sobre choro nas oficinas de músicas em Curitiba nos seguintes cursos: Prática de conjunto de choro com Altamiro Carrilho, Formação de Grupo de Choro com Joel Nascimento e Luis Otávio Braga, Pratica de Pandeiro com Mestre Jorginho do Pandeiro. Hoje é coordenador do Conjunto Choro e Seresta. Participou de vários grupos de choro Bem Brasil, (organizador Marcio Tissori), Nilo Samba Choro, Trio Quintina ( participação especial), Grupo Retratos (Sergio e João Egashira).
Já participou de diversos trabalhos culturais como: Show dias Mães com Cantora Eliane Bastos – SESC da Esquina 08 de maio de 2009, Show com Conjunto de Choro Vibrações – Na Empresa SERPRO 29 de maio de 2009, Show com Conjunto Choro e Seresta no Projeto Estamos AI, no Teatro SESC da ESQUINA -2010, Projeto Bem Brasil com o Conjunto Vai o Racha – Jesilia Brandão – Flauta -realizado nas escolas, Projeto Uma Rosa para Elizete – Com Grupo Retratos – Sergio Albach, João Egashira e cantora Aderly Santy, realizado no Guairinha, Projeto 30 anos de Choro – Com o Conjunto Choro e Seresta. – Realizado na Boca Maldita em 2002, Participação nas 24 horas de Choro no dia Nacional do Choro nos anos 2006 a 2009, Projeto VIVA O VERÃO em 2008 e 2009, Musicas nas Empresas Projeto SESC, Musicas nas Empresas Projeto VOLVO, Participação em Gravação de CD, Chega de Choro com Sidail César, Parceria de Sidail César e Ronald Magalhães, Nossa Cara com Trio Bossa, Trio Quintina – Participação Especial, Pra Você Menino – Choro e Seresta.
João Rodrigues – Coordenação Geral / Pandeiro
Clayton Silva –Flauta Transversal/Sax
Lucas Melo – Compositor / Arranjador / Violão 7 Cordas
Wilson Moreira – Bandolim / Compositor
Moacyr – Cavaquinho (Convidado)
Contato
João Luis (041) 9602-0407
Clayton Silva (041) 8849-1765
[email protected]
Videos
http://www.youtube.com/watch?v=ksQ1FIzLfTQ
http://www.youtube.com/watch?v=Xu0mFTum74k
http://www.youtube.com/watch?v=BQ6EBsXA9x8