Notícias

5 out

Orquestra à Base de Sopro convida Toninho Ferragutti

Publicado em: Conservatório de Música Popular Brasileira por: viridiana
5373678347_a9675e5731_b

Um dos principais nomes da música instrumental brasileira, o acordeonista Toninho Ferragutti vem a Curitiba para concerto com a Orquestra À Base de Sopro nos dias 15 e 16 às 18h30, na Capela Santa Maria. Serão executadas obras de autoria do convidado que fazem parte do CD “Nem Sol nem Lua” de 2005 lançado pela Biscoito Fino. Também está no Programa composições do seu novo trabalho em progresso, de Laércio de Freitas, de Gabriel Schwartz e de Osiel Fonseca.

É o segundo encontro da Orquestra com o Ferragutti, o primeiro há 10 anos foi aclamado e houve a necessidade de repeti-lo, explica o regente da Orquestra à Base de Sopro, Sérgio Albach. “Foram várias tentativas para tentar o reencontro, e o acordeom conversa muito com a orquestra de sopro, o resultado é uma sonoridade bastante nordestina. Por isso as músicas terão muita influência do baião, forro, maracatu”, explica Albach.

Os arranjos ficam por conta de Nailor Proveta, Davi Sartori, Sérgio Albach, Adail Fernandes, Laércio de Freitas, Gabriel Schwartz e Osiel Fonseca.

OABSopro
A Orquestra à Base de Sopro de Curitiba é considerada um dos principais grupos de música instrumental brasileira do país. O resultado do incentivo para que os músicos trabalhem com arranjos aparece nos concertos “Nossos Compositores” e no CD/ DVD homônimo lançado em 2013. Além disso, grandes maestros já foram convidados da OABS: Egberto Gismonti, Proveta, Nelson Ayres, Letieres Leite, entre outros. O primeiro CD da OABS foi lançado em 2007, com obras de Maestro Waltel Branco. Em 2009 gravaram um DVD ao vivo com Arrigo Barnabé; em 2011 com o pianista André Mehmari. Em 2013 lançou na Itália, pelo selo EGEA um CD com o clarinetista Gabriele Mirabassi, e em 2014 um CD com a flautista Léa Freire.

Serviço:
Orquestra à Base de Sopro convida Toninho Ferragutti
Datas: Dias 15 e 16 às 18h30
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Conselheiro Laurindo, 273)
Ingressos: R$30 e meia-entrada R$15
Produção Bete Carlos
3321-2855