Notícias

6 abr

A Paixão Segundo São Mateus abre temporada 2017 da Camerata

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
caccc

Diálogos é o nome da temporada de 2017 da Camerata Antiqua de Curitiba. A coordenadora de Música do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Janete Andrade conta que serão apresentados mais de mais de 60 concertos. “As apresentações mostram a versatilidade da orquestra e coro com obras eruditas de diferentes épocas, por isso o nome Diálogos”, explica Janete.

A “Paixão Segundo São Mateus”, obra de Johann Sebastian Bach (1685-1750), vai abrir a temporada, na Sexta-Feira Santa, 14 de abril, às 19h30, no Santuário Nossa Senhora do Guadalupe, com a regência de Abel Rocha. No sábado, 15 de abril, a obra será reapresentada, às 18h30, na Comunidade do Redentor.

Com a participação de 100 músicos, seis solistas, do Coro da Camerata e do coro infanto juvenil Papo Coral, a Camerata executará a composição do texto que representa os capítulos 26 e 27 do Evangelho de São Mateus e conta os momentos finais de Cristo. A peça é dividida em duas partes. A primeira descreve a conspiração dos altos sacerdotes, a consagração de Cristo, a ceia e a traição de Judas. A segunda parte vai da audiência de Caifas à traição de Pedro até o sepultamento. O maestro Abel Rocha lembra que essa obra de Bach completa, neste ano, 190 anos. “É graças a descoberta dessa obra que hoje ouvimos Bach. Apresentar a ‘Paixão de Cristo’ é revelar um pedaço da nossa alma, existência e filosofia”, explica o maestro.

Os solistas convidados têm carreira internacional, Bruno Spadoni (Baixo) interpretará Jesus. O papel do evangelista será feito cenicamente pelo ator Emilio Pitta e as árias – trechos do oratório – serão cantadas por Rosana Lamosa (soprano), Paulo Mestre (contratenor), Miguel Geraldi (tenor) e Norbert Steildl (baixo).

TEMPORADA 2017

A temporada 2017, promovida pela Prefeitura Municipal de Curitiba e Fundação Cultural de Curitiba (FCC), realizada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), com apoio da Lei Rouanet, conta em sua programação com mais de 60 apresentações, entre Programas da Camerata, Orquestra de Câmara de Curitiba e Coro da Camerata na Capela, além de concertos em igrejas, escolas e hospitais.

O programa “Música nas Igrejas” foi ampliado e novas paróquias passam a integrar o roteiro de concertos da Camerata nos bairros de Curitiba. Será realizado um concerto por mês nas igrejas num total de 10 apresentações até o final do ano. E quem foi a Paróquia São José, na Vila Oficinas, na terça-feira (04), se encantou com as composições de Heitor Villa-Lobos, Mozart Camargo Guarnieri, Edmundo Villâni-Cortês, Wolfgang Amadeus Mozart e George Friedrich Händel, interpretadas pela Camerata, com regência de Mara Campos.
Rodrigo Rosa Paixão (36) foi acompanhado da mulher Joelma Paixão, ele disse que não conhecia a Camerata e que a partir de agora quer assistir a outros concertos, na Capela Santa Maria. “Achei importante para resgatar obras que não são tão conhecidas na nossa comunidade”, avalia.

Silvana Mara Faria contou que foi correndo para a Igreja para prestigiar e assistir ao concerto. “Valeu cada minuto. Foi simplesmente divino, a gente esquece da gente”.

Jurema Chiarelo (54) participa do Projeto Nosso Canto, curso de canto coral e técnica vocal desenvolvido pelos núcleos da FCC. Ela contou que foi à igreja para ver o professor cantar. “Foi o Nosso Canto que me incentivou a vir. É um orgulho assistir, saber que nosso professor está participando, e aqui na comunidade é mais aconchegante. Uma emoção.
Serviço:
PAIXÃO SEGUNDO SÃO MATEUS – JOHANN SEBASTIAN BACH
Camerata Antíqua de Curitiba

Regência: Abel Rocha (SP)

Sexta-feira (14), 19h30
Santuário Nossa Senhora do Guadalupe
Praça Senador Correia, 128, Centro, em frente ao Terminal Guadalupe

Sábado (15), 18h30
Comunidade do Redentor
Rua Trajano Reis, 199, São Francisco
Entrada franca