Abril é o mês do Choro, estilo musical brasileiro que surgiu no Rio de Janeiro, há mais de 100 anos. A comemoração é uma homenagem ao compositor, arranjador, instrumentista e maestro, Alfredo da Rocha Vianna Filho ou Pixinguinha. E o Conservatório de MPB de Curitiba entrou na festa. A semana estará movimentada, com debates, Roda de Choro, Orquestra À Base de Corda tocando Chiquinha Gonzaga e encontros em homenagem ao compositor e músico de Curitiba, Wilson Moreira.
Diversas atividades dentro da programação da Semana do Choro da cidade – É NO CHORO QUE EU VOU. Confira a programação abaixo:
Dia 25/04 às 17:00
Evento: Choro em debate: a composição do Choro em Curitiba.
Local: Auditório do Conservatório de MPB
Rua: Mateus Leme, 66
Entrada Franca
Dia 27/04 às 17:00
Evento: Roda de Choro com Julião Boêmio, Lucas Melo e convidados
O evento é realizado semanalmente pela Fundação Cultural de Curitiba há 15 anos, já consagrado no circuito cultural da cidade. A roda tornou-‐se o reduto do choro em Curitiba, reunindo músicos, estudantes de música e o público interessado em um dos gêneros musicais mais tradicionais da MPB.
Local: Auditório do Conservatório de MPB
Rua: Mateus Leme, 66
Entrada Franca
29/04 às 12:00
Evento: Orquestra À Base de Corda: 170 anos de Chiquinha Gonzaga
Mantida pela Fundação Cultural de Curitiba, a Orquestra À Base de Corda foi criada por Roberto Gnattali em 1998. Dedicada à pesquisa e à divulgação da música brasileira, a Orquestra possui formação instrumental ímpar – desde 2001 conta com violino, bandolim, cavaquinho, viola caipira, violão, violão 7 cordas, piano e percussão – o que confere ao grupo sonoridade bastante particular.
Local: Conservatório de MPB, Praça Jacob do Bandolim
Rua: Mateus Leme, 66
Entrada Franca