Obras de Johannes Brahms estão na programação do Ensemble de Cordas da Camerata Antiqua de Curitiba, neste sábado (19), às 18h30, em única apresentação, na Capela Santa Maria. Com a direção musical de Winston Ramalho e o acompanhamento do pianista Luis Guilherme Pozzi, serão executadas as obras “Sonata para violino e piano nº 3” e o “Quinteto de cordas nº 2 em sol maior Op. 111”.
Na temporada 2017 da Camerata Antiqua de Curitiba, o Ensemble de Cordas passou a ser gratuito para ampliar o acesso à população. Com esse formato, os instrumentistas se dividem para apresentar repertórios dos clássicos compostos para formações menores, como quartetos e quintetos. “A ideia é explorar o talento individual dos músicos da Camerata e, com isso, criar mais um espaço para a música de câmara”, explica Janete Andrade, coordenadora de Música Erudita da Fundação Cultural de Curitiba.
Johannes Brahms – O compositor alemão Johannes Brahms nasceu em 1833. Seu pai o introduziu na música e, depois de se formar em piano, passou a compor sob a tutela do mestre alemão Eduard Marxsen. Em 1868, alcançou a fama em toda a Europa para a estreia de seu Réquiem Alemão. Foi respeitado em sua época como um dos maiores compositores e considerado à mesma altura que Bach e Beethoven, com os quais forma os três “B” na história da música. Sua inspiração romântica está nas inúmeras coleções de lieder. Sua produção tem grande austeridade e nobreza de expressão. Brahms morreu em 1897, em Viena (Áustria).
Serviço:
Ensemble de Cordas da Camerata Antiqua de Curitiba Quintetos de Brahms
Direção musical Winston Ramalho (PR)
Piano Luiz Guilherme Pozzi (PR)
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural – Conselheiro Laurindo, 273
Data e horário: 19 de agosto de 2017 (sábado), às 18h30
Ingressos: R$30 e meia-entrada R$15
Telefone: 3321-2849