Em comemoração aos 325 anos de Curitiba, o Projeto MusicaR amplia as aulas gratuitas para mais duas regionais administrativas. Agora, além do Cajuru e Tatuquara, as Ruas da Cidadania do Boqueirão e Bairro Novo recebem o projeto de musicalização para estudantes da rede pública.
Nas quatro regionais, serão atendidos cerca de 350 alunos por semestre, sob a coordenação pedagógica de Ângela Sasse, Cristiane Alexandre e Guilherme Romanelli. “Amplia-se o público atingido e fortalecemos o corpo docente agora assumindo novos desafios. Todas essas medidas só nos fazem ter mais ânimo e vontade para continuar esse trabalho de desenvolvimento integral”, afirma Ângela, que também leciona da Universidade Estadual do Paraná e Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
As inaugurações das novas instalações ocorrem durante as festas de aniversário da cidade, neste fim dessa semana. Na sexta-feira (23/3), das 9h às 11h30, na Rua da Cidadania do Boqueirão, serão ofertadas aulas experimentais para crianças e jovens de 7 a 17 anos.
No sábado (24/3), às 18h, o lançamento acontece na Rua da Cidadania do Bairro Novo, com a apresentação do trabalho realizado nos seis meses de aulas dos alunos da Regional Tatuquara. Para o espetáculo estão previstas obras que envolvem técnica vocal e cênica, como Aquarela e O Caderno, de Toquinho, Duas Cirandas e Tche Nane, composições dos índios Jaboti de Rondônia e adaptação de Marlui Miranda.
Durante os eventos as matrículas estarão abertas e será possível realizar a inscrição para qualquer uma das Ruas da Cidadania que já recebem o Projeto Musicar: Cajuru, Tatuquara, Boqueirão ou Bairro Novo.
“O Programa MusicaR neste semestre começará a incluir a flauta doce nas aulas de musicalização das regionais Cajuru e Tatuquara. Entendemos que o aprendizado do instrumento deve ser posterior ao processo de sensibilização e o domínio de alguns elementos básicos da música. Aos poucos serão abordadas a leitura e a escrita musical, porém tudo ao seu tempo”, conclui a coordenadora Sasse.
Comemorações
Outras apresentações acontecem ainda durante as festividades. A Banda Lyra Curitibana, tradicional nos eventos da cidade, enaltecerá o evento com composições que levam desde música erudita até samba, trilhas musicais, marchas e hinos.
Está previsto ainda o espetáculo Ciranda das Etnias, desenvolvido pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Fundação Cultural, especialmente para o aniversário da cidade. Composto por um grupo de 15 casais de dançarinos, apresentará as diversas culturas que formaram a população de Curitiba. Alemanha, Suíça, Ucrânia, Itália, Grécia, Capoeira, Espanha, Áustria, Bolívia, Polônia, Arábia, Japão, África (Angola) serão os países representados, além da cultura cigana e esperantista. Ao todo, o grupo fará dez apresentações.
Sobre o Projeto
Criado em setembro de 2017, o Projeto Música nas Regionais – MusicaR prevê a formação musical coletiva gratuita para crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, da rede pública de ensino de Curitiba e Região Metropolitana.
Visando o desenvolvimento integral humano, as ações do MusicaR são desenvolvidas em aulas de musicalização, coro infanto-juvenil, flauta doce, percussão corporal e grupo instrumental.
Serviço:
Projeto MusicaR nas Ruas da Cidadania do Boqueirão e Bairro Novo
MusicaR Boqueirão – aulas experimentais para crianças e jovens de 7 a 17 anos
Data: 23 de março
Horário: 9h às 11h30
Local: Rua da Cidadania do Carmo, no bairro Boqueirão (Av. Mal. Floriano Peixoto, 8430)
MusicaR Bairro Novo – apresentação dos alunos do Projeto MusicaR Cajuru
Data: 24 de março
Horário: 18h
Local: Rua da Cidadania do Bairro Novo (Rua Tijucas do Sul, 1.700, Sitio Cercado)