Notícias

26 ago

Nosso Canto formou três mil cantores em 21 anos de história na região

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
12897

São 21 anos incentivando as pessoas a soltarem a voz. Com afinação, diga-se de passagem. O grupo Nosso Canto da Rua da Cidadania do Boqueirão foi o pioneiro em oferecer oficinas gratuitas de técnica vocal e canto coral na Prefeitura de Curitiba.

Nessas mais de duas décadas, três mil vozes já cantaram sob a regência do professor e maestro Eli Siliprandi.

É só passar porta adentro da sala de ensaios que começa o poder transformador da música: estudantes, professores, médicos, garis, advogados, empregadas domésticas, aposentados de vários bairros deixam a rotina de lado e se transformam em sopranos, contraltos, tenores, baixos, barítonos.

“Cantar faz bem para a alma, desenvolve a harmonia, o espírito de grupo”, diz a tradutora Leda Pierroti, 58 anos, que participa do Nosso Canto há um ano e meio.

Leda conheceu o coral a partir das Oficinas de Música de Curitiba. Ela já participou de outros corais. O que a fez permanecer no grupo do Boqueirão é a qualidade do trabalho de Eli em harmonizar vozes mais experientes com aquelas que estão começando.

Início “abusado”

O grupo começou em julho de 1998, logo nos primeiros anos da Rua da Cidadania – inaugurada em 1995 – por sugestão de Siliprandi de levar ao bairro o que então só existia no Centro da cidade. “Eu sou do coro da Camerata desde 1983 e vi este espaço maravilhoso à disposição. Conversei para saber se havia a possibilidade de ensinar canto e descobri que havia uma lista com pelo menos 20 pessoas que já haviam procurado por essa aula”, conta.

Foi questão de tempo e boa vontade para o Nosso Canto entoar as primeiras notas. A primeira apresentação aconteceu três meses depois, com um repertório “abusado”, na definição do regente: duas peças do Cancioneiro de Uppsala (compilação de músicas espanholas renascentistas) e uma medieval, exigindo bastante dos primeiros alunos.

Ouvir o outro

O coro continua se apresentando com repertório diversificado, que vai da música medieval, passando pela sacra e pela popular. Na agenda, dois compromissos obrigatórios: participam da Semana de Canto e Coral, que fecha o primeiro semestre e, no final do ano, apresentam o Auto de Natal.

Busca de talentos

O principal objetivo do Nosso Canto, destaca o regente, é abrir para pessoas as portas do mundo da música.

“Tem gente que tem o talento, mas não tem a oportunidade. Trazendo a música para o bairro, fica mais fácil descobrir essas joias”, diz o maestro Eli Siliprandi.

A partir do projeto no Boqueirão, o Nosso Canto se estendeu para as demais regiões da cidade, oferecendo a experiência musical para adultos de toda a cidade.

Se nem todos serão talentos revelados, muitos terão nas notas musicais a possibilidade de momentos de bem-estar, como o militar aposentado Osmar Freire, 53 anos, que começou a freqüentar as aulas em agosto. “Acho fantástica essa iniciativa. Decidi começar para ter uma atividade e acredito que ela deve tirar muitas pessoas de casa, evita doenças”, afirma.

Serviço: Nosso Canto Boqueirão

Data: todas as quintas-feiras, das 19h às 21h
Local: Rua da Cidadania (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430, sala 25 – Boqueirão)
Contato: (41) 3313-5515
Matrícula: R$ 20 com camiseta. As aulas são gratuitas
Inscrição no local ou pelo site