Notícias

4 fev

Nas Mercês, Greca visita espaço cultural aberto no auge da pandemia

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
atelier

O prefeito Rafael Greca visitou, nesta quarta-feira (3/2), uma galeria de arte e escola de pintura inaugurada há menos de seis meses, em plena pandemia. É o espaço do pintor gaúcho radicado em Curitiba Oséias Leivas, nas Mercês. Partiu dele o convite para Greca conhecer as instalações da nova Art Leivas e suas paredes cobertas de araucárias, retratos e abstrações.

Também fotógrafo, o artista usa tinta óleo e acrílica para pintar seus temas.

“Gosto de usar a arte para documentar o que está acabando, como as araucárias e os índios, num processo que também é autoconhecimento e conscientização sobre o que acontece à nossa volta. Primeiro fotografo, pesquiso e, então, transporto para a tela”, disse Leivas, que vive em Curitiba desde 1986. Por meio de Greca, ele presenteou a Prefeitura com uma obra sua. “A ideia é que o senhor presenteie uma visita e, assim, se torne embaixador do nosso atelier”, disse.

“O artista é um homem de coragem e símbolo da resistência da cultura, área que fará parte da retomada econômica de Curitiba no pós-pandemia. Essa é a força da arte, nas palavras de Rubem Dario, expressão dos olhos do infinito”, disse o Prefeito, referindo-se à disposição de apostar no projeto durante esse período.

A antiga sede do espaço cultural funcionava no Centro, em instalações menos amplas e iluminadas que a atual e de onde vieram alunos. As aulas acontecem na parte superior do local, antiga residência que passou por adaptações. Entre os discípulos de Leivas está o arquiteto, restaurador de obras de arte e engenheiro de segurança Ruy Cruz Neto. Ele e a galerista Larissa Frey levaram seus exemplares do livro Curitiba Luz dos Pinhais, escrito por Greca, para que ele autografasse.

Acompanharam a visita os presidentes da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina Castro, e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Marino Galvão Júnior.