No mês da criança não vai faltar opção de cultura e arte para os curitibinhas. A Fundação Cultural de Curitiba junto com o Instituto Curitiba de Arte e Cultura prepararam uma programação recheada de atividades e apresentações gratuitas para esse mês de outubro.
São mais de 30 ações gratuitas, presenciais e virtuais, específicas para o público infantil, em comemoração ao Dia das Crianças.
Oficinas, espetáculos teatrais, dança, circo, shows, exposições, contação de histórias e rodas de leitura integram a programação em diferentes espaços culturais da Prefeitura de Curitiba.
Novidades no Memorial Paranista
A programação conta com a reabertura do Teatro Cleon Jacques, espaço do Memorial Paranista, novo complexo cultural da Prefeitura de Curitiba dentro do Parque São Lourenço. O show infantil Fuzuê do Pererê inaugura as ações do teatro que foi totalmente revitalizado.
São as crianças que também vão inaugurar as atividades no Liceu das Artes, setor educativo do Memorial Paranista dedicado a oficinas e cursos relacionados à arte e cultura.
LEIA MAIS
A Fundação Cultural alerta que as ações presenciais seguem os protocolos de segurança contra a covid-19, com limitação de público, uso de máscaras e distanciamento social.
Confira os principais destaques da Programação Cultural para crianças em outubro
TEATRO
Cleon Jacques
R. Mateus Leme, 4700 – São Lourenço
Fuzuê do Pererê (presencial)
O musical é um jeito divertido de festejar os ritmos brasileiros, as histórias, as adivinhas, as parlendas e outras expressões e brincadeiras do universo infantil. De forma lúdica e recreativa, o Fuzuê do Pererê traz um “mix” de canções Lautorais e do cancioneiro popular, oferecendo à criançada a linguagem das infâncias, poesia e um pouco do Brasil.
Dias 9 e 10 – 16h
Ingressos
Tropeço (presencial)
No palco, pequenos baús se transformam em mesas, cadeiras e cenário de uma história de valorização da relação de amor, independentemente de gênero e de idade. Os atores Katiane Negrão e Dico Ferreira interpretam duas velhas que moram juntas. Tropeço, da companhia curitibana Tato Criação Cênica, dá vida ao simples para falar do que é humano e singelo.
Dias 16 e 17 – 11h e 16h
Antônio Carlos Kraide – Portão Cultural
Av. Rep. Argentina, 3430 – Portão
Araújo Teodoro e Ofélia Florinda (presencial)
As marionetes da Companhia Curitibana de Arte Animada contam uma história de amor e amizade em três fases da vida dos personagens Araújo e Ofélia. Na infância, eles brincam e se divertem. Na adolescência, a descoberta da paixão seguida da separação quando Ofélia vai embora com a família, e o reencontro na velhice.
Dias 2, 3, 9 e 10 – 16h
O Chinês e o Dragão (presencial)
Inspirada no livro “Góru el Mágico”, de Natalia Armienta e outras histórias fantásticas, o espetáculo da Cia Cortéxarte tem toques de ensinamentos zen, mostra as diferenças dos seres e de suas aceitações. Tudo isso num cenário contemplativo que ajuda sensibilizar a percepção. Em cena, diversas técnicas do teatro de animação e técnicas corporais que mostram tradições do Kung Fu e do Tai-Chi Chuan, aliadas à dança contemporânea.
Dia 12 – 14h e 16h
Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1222 – São Francisco
As Infindáveis Versões do Capuchinho e do Lobo Mau (presencial)
O tradicional conto de “Chapeuzinho Vermelho” é apresentado de várias maneiras nesse espetáculo de animação de bonecos da Companhia Curitibana de Arte Animada. A peça desperta a imaginação ao usar bonecos e objetos do cotidiano como legumes, óculos e sapatos.
Dias 9 e 10 – 16h
Dia 12 – 14h e 16h
Teatro do Piá
Programação Virtual, sempre às 11h
Terezinha – história de amor e perigo
Terezinha é uma colher de pau, o pai é um saca-rolha, a mãe uma panela de pipoca e o primo, Jony Boy, é uma caixa de fósforos disfarçada de príncipe medieval. A trama da Cia. Filhos da Lua é toda baseada na cantiga de roda Terezinha de Jesus, que nesse espetáculo recebe presentes mágicos da poeta Efigênia para facilitar a sua jornada. O espetáculo, além das cantigas de roda, tem músicas de Nethy Marques, Randal, Rogério Carvalho e Candiê Marques.
Dia 17
Traquinagens
A peça da Companhia Cia7Arte Teatro de Bonecos mostra o cotidiano de um pequeno palhaço e de um ratinho, onde surgem emoções e situações típicas do universo das crianças, tais como curiosidade, medos, conquistas, brincadeiras e fantasias. Os personagens, representados por fantoches de luva, e os atores interagem de forma lúdica com o público, que se envolve na trama.
Dia 24
Montando Lobato
O universo do livro “Sítio do Pica-pau Amarelo “ é apresentado na forma de um jogo teatral, onde a plateia interage diretamente com as personagens do espetáculo, como coautores da história. O ator e contador de histórias, Élcio Di Trento, usa objetos e fantoches, tendo como cenário um grande livro.
Dias 10 e 31
Sede da Fundação Cultural de Curitiba (auditório)
Rua Claudino dos Santos, 142
A MENINA DO MUNDO DA LUA (presencial)
Uma menina que olha para o mundo de um jeito todo dela, onde a sua imaginação ganha asas e onde tudo é possível. Todos os dias a menina “inventava histórias”, como dizia sua avó, e o seu quarto servia como pano de fundo para a maioria delas. Teatro de bonecos.
Dias 9 e 10 – 11h
O Chinês e o Dragão (presencial)
Dias 16 e 17 – 11h
MEMORIAL PARANISTA – LICEU DAS ARTES
R. Mateus Leme, 4700 – São Lourenço
Inscrições: www.sympla.com.br/memorialparanista
Oficininhas (presencial)
Os temas dos encontros infantis são focados no ambiente e inspirados na arte do idealizador do Movimento Paranista, João Turin. Colagem com materiais orgânicos coletados no parque, desenhos a partir de uma breve visita guiada ao museu e conceitos da gravura. Estímulo ao aprendizado com técnicas básicas de argila, e a descoberta de formas e outras atividades.
Escultura para crianças – Dia 9 – 14h30
Desenho por memória – Dia 12 – 10h30 e 14h30
Colagem com materiais orgânicos – Dia 13 – 10h30 e 14h30
Escultura para crianças – Dia 14 de outubro – 10h30 e 14h30
Gravura para crianças – Dia 15 – 10h30 e 14h30
Contornando o Memorial – Dia 16 – 14h30
CIRCO DA CIDADE (presencial)
Rua Dr. Benedicto Siqueira Branco, s/n – Alto Boqueirão
Agendamentos pelo 3287-5307 ou pelo e-mail [email protected]
O picadeiro do Circo da Cidade vai ficar movimentado em outubro, com o Primeiro Festival Nacional de Circo de Curitiba. Somado à programação normal, serão nove apresentações com cinco companhias locais.
Teatro Bileco – Anjos do Barulho
Dias 7 e 21 – 10h e 14h30
Dias 9 e 10 – 16h
I Festival Nacional de Circo de Curitiba
Circo Teatro Bileco
Dia 22 – 15h
Circo Cassaly – Um novo começo
Dia 23 – 16h
Circo Zanchettini – A arte se renova
Dia 24 – 16h
Circo Teatro Tubinho – Tubinho 20 anos
Dia 25 – 15h
Circo Solaris – Arte Viva
Dia 26 – 15h
ARTES VISUAIS
Centro Cultural da Vilinha
Rua Marco Polo, 1560 – Bairro Alto
Zequinha na Vilinha (presencial)
O icônico personagem Zequinha ganhou quadros adicionais pelos traços de Nilson Müller para contar a história da fundação de Curitiba a partir da Vilinha, no Bairro Alto. O lugar é conhecido por ser onde se fixaram os primeiros colonizadores portugueses no século XVII. A exposição tem figurinhas das “Balas Zequinha” de 1929, do Álbum do Zequinha de 1979, 1980 e 2021.
De 16 de outubro a 30 de janeiro
Terça-feira a domingo – 9h às 19h
Gibiteca
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533a – Centro
O Álbum do Zequinha – Nilson Müller
A exposição apresenta exemplares antigos e atuais das figurinhas numeradas do palhaço que atrai colecionadores há mais de 90 anos. Tem figurinhas das “Balas Zequinha” de 1929, do Álbum do Zequinha de 1979, 1980 e 2021, estas do desenhista Nilson Müller, que há mais de 40 anos desenha o personagem.
Terça a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 18h; sábados, domingos e feriados das 12h às 18h
Senhas na portaria
Oficina de criação de super-herói (virtual)
Nesta oficina você vai criar seu próprio super-herói e desenhar ele em uma HQ junto com o professor (Ariel Dacunha). A oficina integra a 6ª Bienal de Quadrinhos de Curitiba, indicada para pessoas a partir de 8 anos e desenhistas iniciantes, independentemente da idade.
Dia 2 – 14h às 15h
Inscrições
LITERATURA
Contação de Histórias na Telinha (on-line)
Quatro encontros virtuais com a mediadora Tatiana Phaulz para ouvir, ler e compartilhar histórias que despertem o interesse e o gosto pela literatura desde a infância.
Dias 7, 14, 21 e 28 de outubro – 15h
Inscrição
(O link será enviado aos inscritos uma hora antes do início do evento)
Informações: [email protected]
MÚSICA
Camerata Antiqua de Curitiba – Concerto didático
Uma Fantasia Musical (Videoclipe on-line)
Elementos do teatro e música clássica se juntam nesse espetáculo que narra o funcionamento de uma orquestra. A história apresenta ao público infantil os instrumentos musicais, os naipes que compõem as vozes do coro, a função da regente. Os exemplos musicais usam trechos de filmes e de obras conhecidas como o tema de “Elza”, personagem da animação Frozen; de “Madame Samovar”, personagem de A Bela e a Fera; “Hakuna Matata”, tema do personagem Timão de O Rei Leão, entre outros.
Dia 10 – 11h
Facebook da Capela Santa Maria, Fundação Cultural de Curitiba e Canal do ICAC no YouTube
Coral Brasileirinho
Marcha da Kombi (Videoclipe on-line)
Dia 12 – 11h
Facebook do Conservatório de MPB de Curitiba e Canal do ICAC no YouTube
Orquestra à Base de Corda e Programa Musicar
O Girassol, com participação de Jane Duboc (Videoclipe on-line)
Dia 15 – 11h
Facebook do Conservatório de MPB de Curitiba e Canal do ICAC no YouTube
Capela Santa Maria – Largo Bernardo Pericás Neto (praça)
R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro
Oficina de Percussão – Ritmos Brasileiros no Pandeiro (presencial)
A oficina será ministrada pelos músicos Otto Lenon e Gabriela Bruel. Com exercícios de técnica básica do instrumento até ritmos e levadas mais elaborados, a oficina é destinada a todos os níveis de experiência com o pandeiro. Para adultos e crianças acompanhadas por um responsável. A atividade faz parte de contrapartida da Lei de Incentivo à Cultura.
Dia 23 – 14h às 17h
Levar uma lata de leite em pó e achocolatado
Inscrições
DANÇA
Casa Hoffmann
Rua Dr. Claudino dos Santos, 58 – São Francisco
“Cada nós no seu quadrado” (Presencial)
A atividade que marca o retorno presencial das crianças nas aulas da Casa Hoffmann não poderia ser mais adequada. Cada um no seu quadrado é o tema desenvolvido pelo coletivo Nós em Traço. As artistas e arte-educadoras Ana Paula Luz, Alessandra Lange, Juliane Engelhardt e Patrícia Machado trarão à tona os efeitos do isolamento social sentido pelas crianças durante a pandemia, e a partir daí soltar os olhares, corpos, sentidos e gestos.
Dia 2 – 11h
Inscrições através do site: www.sympla.com.br/casahoffmann
Oficina de Super-Poderes com Neto Machado e Jorge Alencar (Plataforma Zoom)
Imaginar heroínas e heróis que ainda não existem. Descobrir super-poderes criativos. Colocar em ação poderes que nos ajudam a reinventar nosso mundo.
Dia 13 – 10h
Dia 14 – 15h
Inscrições no site: www.sympla.com.br/casahoffmann
Iniciação em Dança (5 a 12 anos) com Juliana Alves (Ao vivo pelo Facebook)
Dia 28 – 15h
Facebook Casa Hoffmann: www.facebook.com/casahoffmanncwb