Músicas de filmes clássicos infantis como Frozen, Aladim e o Rei Leão são a inspiração da Camerata Antiqua de Curitiba em um musical que explica de forma lúdica como funciona uma orquestra.
A superprodução Uma Fantasia Musical, que mistura música clássica, cinema e teatro e tecnologia, foi feita especialmente para o mês das crianças, e será apresentada em duas etapas.
O concerto didático digital será apresentado neste domingo e no próximo (dias 10 e 17 de outubro), às 11h, no Canal Arte e Cultura no Youtube e também no telão ao ar livre do Coreto Digital do Passeio Público.
A história, voltada a todas as idades, é narrada pela maestrina do Coro da Camerata, Mara Campos, que conduz os 39 músicos num itinerário sonoro abrangente, com breves e contínuas paradas em estações, cada uma delas apresentando a diversidade de ritmos e sons.
“A arte alimenta a nossa imaginação e nossa alma. Quando combinamos ritmos e melodias e os projetamos no espaço a música encontramos caminhos para expressarmos emoções, pensamentos e anseios. Queremos que todos tenham essa experiência de pertencimento com acesso e conhecimento da cultura musical”, comentou Mara.
Primeira parte
O primeiro capítulo explica sobre os instrumentos musicais, os naipes que compõem as vozes do coro, a função da regente e as principais nomenclaturas e significados dos movimentos da música clássica. Para o segundo, será comentado sobre a formação completa do grupo, e do piano e da percussão.
Os integrantes da Camerata, fantasiados de personagens do cinema, interagem contando sobre o universo erudito através da música. Para garantir o distanciamento social, as imagens dos músicos foram gravadas separadamente. Na edição, foram unidos e acrescentados fundos de tela animados.
Músicas
Para a compreensão de todos, são utilizados exemplos musicais com trechos de filmes e de obras conhecidas, como o tema de Elza, personagem da animação Frozen, e de Madame Samovar, personagem de A Bela e a Fera, e Hakuna Matata, tema do personagem Timão de O Rei Leão.
Também fazem parte obras da música clássica, como O Burrico de Pau, de Carlos Gomes, e O Trenzinho Caipira e Magnificat-Alleluia, de Heitor Villa-Lobos.
Concertos pedagógicos
A Camerata Antiqua de Curitiba apresenta anualmente uma série de concertos pedagógicos que são produzidos cenicamente sobre um tema específico.
“Essa é a primeira vez que fazemos um projeto de vídeo com essa envergadura, audacioso. O resultado não poderia ser diferente, um belíssimo trabalho com uma produção elaborada”, comentou Janete Andrade, consultora de música do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac).
Desde a sua criação, em 1993, o programa promovido pela Fundação Cultural de Curitiba e Instituto Curitiba de Arte e Cultura conta com a parceria da Secretaria Municipal da Educação visando o público infanto-juvenil escolar, os profissionais da educação e a comunidade curitibana.
Serviço: Fantasia Musical- Camerata Antiqu
Programa Pedagógico 2021
Dois capítulos: 10 e 17 de outubro (domingos)
Horário: 11h
Youtube no Canal Arte e Cultura Icac