Notícias

3 nov

Novembro chega com oficinas, seminário e dança no Memorial Paranista

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
00326678

O ano de 2021 está chegando ao fim, mas a programação do Memorial Paranista, no Parque São Lourenço, segue a todo vapor com teatro, escultura, desenho, colagem, gravura, dança, cursos e oficinas. Em novembro, o espaço da Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura contará com várias atividades e todas de graça.

Um dos destaques da programação são as oficinas de artes para crianças no setor educativo do Memorial e também a 1ª Jornada de Arte, Patrimônio e Memória.

As inscrições devem ser feitas pela plataforma Sympla, respeitando os prazos de cada evento. As oficinas e palestras dão espaço para todas as faixas etárias, com atividades para adultos e crianças.

Para saber mais sobre o Memorial e os espaços presentes nele, clique aqui.

Toda a programação respeita as regras sanitárias e os decretos municipais de controle da covid-19. O uso de máscaras e o distanciamento entre pessoas é obrigatório e com limite de público em cada espaço.

Agenda de novembro do Memorial Paranista

Oficinas para crianças
Dia 6/11
Minioficina de escultura

de 7 a 10 anos (10h30)
de 11 a 14 anos (14h30)
Inscrições a partir de 1º de novembro
12 vagas
Nesta oficina, as crianças irão se relacionar com técnicas básicas da modelagem a partir do contato com a argila, um dos materiais mais utilizados por João Turin.

Dia 13/11
Minioficina de desenho por memória

de 7 a 10 anos (10h30)
de 11 a 14 anos (14h30)
Inscrições a partir de 1º de novembro
12 vagas
Após uma breve visita guiada, as crianças irão conversar sobre as obras que mais lhes chamaram atenção para criarem desenhos que remetam à experiência do passeio. Ao fim, o grupo irá percorrer o Memorial buscando identificar as obras retratadas.

Dia 20/11
Minioficina de colagem com materiais orgânicos

de 7 a 10 anos (10h30)
de 11 a 14 anos (14h30)
Inscrições gratuitas a partir de 1º de novembro
12 vagas
Nesta oficina, os participantes entrarão em contato com os elementos da natureza presentes nas dependências do Parque São Lourenço. Pretende-se, com isso, estimular a criatividade através da concepção de uma colagem/pintura, aliando os materiais naturais coletados com os disponibilizados pela oficina.

Dia 27/11
Minioficina de gravura

de 7 a 10 anos (10h30)
de 11 a 14 anos (14h30)
Inscrições a partir de 1º de novembro
12 vagas
Esta oficina propõe às crianças uma relação com os materiais e os conceitos da gravura a partir da exploração do Liceu das Artes. As crianças poderão entender a importância das matrizes e dos moldes para a produção de uma mesma imagem.

De 23 a 26 de novembro, das 14h30 às 16h
I Jornada de arte, patrimônio e memória
Inscrições a partir de 1º de novembro

Dias 23 e 24, das 14h30 às 16h
Patrimônios e Museus: processos e conceitos fundamentais

Com Luciano Chinda Doarte, professor, historiador e documentarista
Duas aulas sobre os processos históricos de formação destes ativos culturais, passando por tópicos conceituais para interpretá-los ao longo dos séculos de cultura ocidental moderna e, posteriormente, globalizada, como memória, cultura, políticas públicas, identidade e gestão do passado.

Dia 25 de novembro, das 14h30 às 16h
Diálogos entre a escultura de João Turin e a fotografia na Illustração Paranaense

Com Larissa Guedes Busnardo, doutoranda em História da linha Arte, Memória e Narrativa (UFPR) e Noemia Paula Fontanela, Doutoranda em História da linha Arte, Memória e Narrativa (UFPR). Palestra com reflexões sobre as imagens no Paraná dos anos 1920, especialmente as esculturas de João Turin e as fotos publicadas na revista Ilustração Paranaense.

Dia 26 de novembro – 14h30 às 16h
Museu e Comunidade: Desafios Contemporâneos

Com Felipe Valente Zem, Bacharel em História – Memória e Imagem pela UFPR, com pesquisa no campo da História das Artes no Paraná.
14h30 às 16h

Teatro Cleon Jacques
Espetáculo AMANDAS (Dança)
De 4 a 7 – 20 horas
Ingressos a partir de 28 de outubro
50 lugares
Classificação, 12 anos
Amandas tem como tronco e coluna vertebral a vida das mulheres