Nesta terça-feira (5/4), em cerimônia na Prefeitura com apresentações de musicistas mirins, o prefeito Rafael Greca e a primeira-dama Margarita Sansone receberam de Alanderson Essenfelder, bisneto do fundador da fábrica Essenfelder, o novo minipiano da marca.
“Tenho o prazer de ter um piano Essenfelder na minha casa, uma edição comemorativa pelos 50 anos da fábrica em Curitiba, um piano de cauda para meninas, em escala menor. Este minipiano Essenfelder é uma obra de arte”, declarou Greca.
O novo modelo, projetado para facilitar o ensino pedagógico do instrumento a crianças, marca o retorno da Essenfelder ao mercado nacional de pianos de cauda, acústicos e digitais, assistência, peças e acessórios. Apesar do tamanho, ele mantêm a fidelidade das notas musicais.
A tradicional marca de pianos, fundada em 1909 em Curitiba por Florian Helmuth Essenfelder, tem sua história entrelaçada à cidade.
“Sou a quarta geração da minha família que trabalha com pianos e seguimos auxiliando na manutenção da cultura. A antiga fábrica na Avenida João Gualberto deixou muitas saudades, mas estamos iniciando uma nova história e seguimos incentivando a música”, disse Alanderson Essenfelder.
Apresentação musical
Pequenos pianistas inauguraram as teclas do novo instrumento. As músicas Marcha Turca, de Mozart, Vejo Dois Mosquitos pelo Ar (domínio público) e A Crônica do Bilhete foram executadas por Angelo Miranda de Almeida, 10 anos, Alice Mendes, 8 anos, e Alice Weiss Bindi, 8 anos, do curso de piano do Conservatório de MPB de Curitiba, acompanhados pela professora Bruna Kaiser Wasem. Alice Weiss é a compositora de A Crônica do Bilhete.
A tarde musical contou também com a apresentação de 29 alunos do MusicaR, programa de educação musical nas regionais da cidade. Crianças e adolescentes do Cajuru e de Santa Felicidade, ao lado dos professores, fizeram uma breve performance de Nanuma, um jogo infantil com música corporal e voz tradicional de Gana.
Também participaram a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, e a coordenadora de Música, Janete Andrade; o presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Marino Galvão Jr.; e Nathalia Lange Hartwing e Fernando Sadula, do Setor Educacional da Essenfelder.