Os visitantes do Memorial Paranista podem agora brincar de ser estátua, imitando as obras de arte em tamanhos heroicos de João Turin, expostas no Parque São Lourenço. O complexo cultural da Prefeitura de Curitiba dedicado à arte paranista completa um ano neste sábado (14/5) e de presente o público ganhou a nova instalação interativa Monumente-se, do artista visual Tom Lisboa,
A instalação que gera uma ilusão de ótica, um pedestal desconstruído onde o visitante pode subir, se fotografar e criar a imagem monumentalizada, fica de frente para o lago do parque e a fachada da casa histórica do Memorial Paranista. Ao lado um totem explica aos visitantes como participar da brincadeira.
Assim que o parque abriu as portas neste sábado de manhã, os curitibanos e turistas já entraram no clima do Monumente-se. Maria Lurdes Tuon levou o casal joinvilense Maria Clara e Gustavo Romanzini para conhecer o Memorial Paranista e tiveram uma boa surpresa. “É muito divertido, podemos interagir e parece que fazemos parte da arte. Acabei postar minha foto aqui (em sua conta na rede social Instagram)”, se divertiu Maria Clara.
O artista Tom Lisboa, idealizador do obra, ficará neste sábado no Memorial para oficinas e palestras sobre o Monumentes-e. “É uma obra para valorizar quem está conosco, o herói nuitas vezes está do nosso lado. Monumente-se é sobre as pessoas e aqui é o lugar perfeito para ele, junto com esse parque de esculturas maravilho”, comentou o artista.
A nova instalação integra a programação do aniversário de um ano do complexo cultural de Curitiba, contruído pela Prefeitura de Curitiba para exaltar a arte paranista de João Turin. Uma extensa programação especial acontecerá ao longo de maio para celebrar a data. Veja a programação aqui.