Alaúde Renascentista, Guitarra Barroca, Cravo e Viola de Gamba, instrumentos barrocos e renascentistas estão entre os cursos de Música Antiga da 40ª Oficina de Música de Curitiba. O evento, que acontece entre os dias 25 de janeiro e 5 de fevereiro de 2023, tem sete cursos com grandes professores internacionais que não precisam de seleção prévia para realização. As inscrições estão abertas no site.
- Veja como se inscrever para os cursos da 40ª Oficina de Música de Curitiba
- Pianistas portugueses são destaques na programação da Oficina de Música de Curitiba
Sempre destaque nas edições da Oficina, alunos de diversos estados do Brasil e de outros países demonstram interesse pela área. Um dos motivos é que, nestes moldes, a Oficina de Música de Curitiba é a única do país a oferecer este tipo de imersão específica, com professores e instrumentistas renomados.
“É uma música historicamente informada, que preza pela veracidade da execução, com instrumentos de época e partituras fidedignas”, explica o violinista Rodolfo Richter, diretor artístico da área de música antiga da Oficina.
Em termos históricos, o gênero compreende a música produzida a partir do século XVI, com ênfase nos períodos barroco, renascentista e clássico – a música erudita é designada como tal a partir do século XIX.
Cursos
O diferencial desta edição é que não será necessário passar por pré-seleção dos professores para realização das aulas, basta se inscrever. A seleção entre aluno ativo ou ouvinte será realizada em sala, no primeiro dia de aula.
Diretor e violinista, Richter ministra ao lado de Sirkka-Liisa Kaakinen-Pilch (Finlâdia) o curso de violino e viola. Olaf Reimers (Alemanha) une em suas aulas violoncelo barroco e clássico, viola da gamba e violone.
Ainda dentro dos cursos de música antiga se destacam os professores Benoit Laurent (Bélgica), no oboé barroco e flauta doce; Robin Blaze (Reino Unido) e Raquel Andueza (Espanha), no canto barroco; e James Johnstone (Inglaterra) e Alessandro Santoro (Brasil), no cravo.
Todos os alunos inscritos em aulas individuais, se selecionados, receberão ainda automaticamente aulas da prática coletiva de música de câmara, com Richter e Johnstone.
Serviço
40ª Oficina de Música de Curitiba
De 25 de janeiro a 5 de fevereiro de 2023
Inscrições pelo site oficinademusica.org.br
A 40ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba e Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal – Pátria Amada Brasil, com apoio master da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e patrocínio da Volvo do Brasil Veículos e Copel Distribuição.
Também apoiam o evento: Camões – Centro Cultural Português, Embaixada de Portugal no Brasil, Centro Cultural Teatro Guaíra, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Família Farinha, Sistema Fiep/Sesi Cultura, Teatro Colón, Teatro Regina Casillo, Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).
Projeto realizado com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) – Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura – Governo do Estado do Paraná.