Notícias

9 maio

Festival de animações leva talentos do mundo todo ao Cine Passeio de Curitiba

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
00387430

Com a presença de cineastas, estudantes e fãs do gênero, começou em Curitiba a terceira edição do Festival Internacional de Animações, o Animatiba. Com mais de mil inscritos, o evento traz uma seleção de 200 obras de animação de 88 países pelo mundo, em sessões gratuitas que acontecem até quarta-feira (10/5), no Cine Passeio, com oficinas na Gibiteca. Ambos espaços são da Fundação Cultural de Curitiba, apoiadora do evento. A programação completa pode ser consultada aqui

O festival tem como destaque a diversidade de obras apresentadas, com a maioria das animações sendo do Brasil, Estados Unidos, Irã e Rússia. A abertura, nesta quinta-feira (4/5), contou com a presença do cineasta Paulo Munhoz, idealizador do projeto.

“O Animatiba funciona como um encontro de profissionais e jovens que buscam entrar no universo da animação, o festival é um momento especial de apreciação cinematográfica”, explica Munhoz.

Além das exibições, o Animatiba oferece oficinas e palestras voltadas ao desenvolvimento e produção de animaçã. Para os estudantes de design Maria Júlia da Silveira e Giuliano Amatuzzi, o festival é relevante para destacar as animações brasileiras e possibilitar um encontro entre admiradores das animações. “Tem uma importância enorme em destacar os trabalhos feitos aqui no Brasil e conseguimos ter acesso a diversas produções interessantes”, ressalta Amatuzzi.

Ao final do festival, as melhores animações serão premiadas com o troféu Animatiboscópio. A premiação acontece na quarta-feira (10/5).

Destaques

Entre as obras selecionadas, destaca-se o curta português Los Huesos, que traz a história fictícia da primeira animação stop-motion da história, datada de 1901, em uma trama de terror que brinca com a cronologia e ficção. Já o curta canadense Catatonia aborda um dilema moral de forma emocionante. E o curta português The Creation, baseado na música homônima de Joseph Haydn, conta a história da criação do universo.

Serviço: Animatiba 2023

Cine Passeio – sessões de longa e curta-metragens
R. Riachuelo, 410, Centro

Gibiteca – oficinas
R. Presidente Carlos Cavalcanti, 533a – Centro

A programação completa pode ser conferida aqui