Com Rapsódia in Blue, composição de George Gershwin que apresentou o jazz ao público de música clássica, e canções eternizadas nos musicais da Broadway, o concerto de abertura da 40ª Oficina de Música de Curitiba – Edição de Inverno, na noite de domingo (25/6), no Teatro Guaíra, foi um dos mais diferentes dos últimos tempos. Neste repertório inédito para a Oficina, o público conferiu o talento de três grandes artistas: o pianista Cristian Budu e os cantores Andrezza Massei e Saulo Vasconcelos.
Confira a programação da 40ª Oficina de Música de Curitiba – Edição de Inverno no Guia Curitiba.
“É uma grande alegria poder fazer com que a nossa Curitiba sustentável seja regida por música. Uma cidade merece ser visitada se for boa para o seu povo e para isso tem que ter música”, disse o prefeito Rafael Greca, que assistiu ao concerto ao lado da primeira-dama, Margarita Sansone.
Pela primeira vez a Orquestra de Câmara de Curitiba executou a obra de Gershwin, que representa uma fusão do jazz com a música sinfônica europeia. A composição é aclamada como um marco na música americana.
A interpretação ao piano ficou por conta de um dos expoentes da nova geração de pianistas brasileiros, que tocou com maestria e fez o público aplaudir de pé. Cristian Budu ainda devolveu de presente, para a plateia, no bis, a execução de Apanhei-te Cavaquinho, de Ernesto Nazareth.
Mistura de linguagens
Na segunda parte do concerto, regido pelo maestro Abel Rocha, a Orquestra de Câmara acompanhou a performance de dois cantores que estrelaram e ainda despontam em grandes produções do teatro musical brasileiro. Saulo Vasconcelos interpretou Música da Escuridão, de O Fantasma da Ópera, e Sem esse Amor, de A Bela e a Fera. Andrezza Massei cantou O tempo não Passou, de Sunset Boulevard, e Escravos da Dor, de A Pequena Sereia, canção da personagem vilã Ursula. Juntos cantaram Um Jogo Cruel, de O Médico e o Monstro.
“Nesta edição de inverno aproveitamos a ideia de misturar linguagens. Estamos trazendo o teatro musical em cursos e também em um espetáculo que acontecerá no próximo sábado, no Guairinha”, anunciou Abel Rocha, que é diretor artístico da Oficina de Música.
O Fantasma da Ópera é uma das produções marcantes da carreira de Saulo Vasconcelos. “Fiz 400 apresentações no México e umas 600 no Brasil”, contou, relevando também que esta foi a primeira vez que se apresentou em Curitiba. Andrezza Massei comentou sobre os espetáculos que fizeram juntos, como Os Miseráveis e A Bela e a Fera.
Primeira de muitas
“Apresentação magnífica, orquestra sensacional, todos os musicais lindos, as vozes maravilhosas, vale muito a pena vir para a Oficina de Música”, descreveu a estudante Annya Canuto Brandão, 19 anos, que estava acompanhada dos pais, Paola e Paulo. Annya também gostou da proposta da edição de inverno. “Abre mais portas para que mais gente possa vir e participar”, disse.
O policial militar Ricardo Marques levou a família para o concerto. “Achei maravilhoso, a música é algo que aquece nossos corações”, afirmou. Aluno de saxofone no Conservatório de MPB, Ricardo estava acompanhado da esposa, Vanessa, e dos filhos, Júlia e Jonathan, de 11 e 15 anos, respectivamente. Foi a primeira vez que estiveram na Oficina de Música.
Também estiveram no Guaíra a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, a cônsul geral da Itália, Eugenia Berti, o diretor executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Marino Galvão Júnior, o diretor de Ação Cultural da Fundação Cultural de Curitiba, Edson Bueno, a diretora-geral da Oficina de Música, Janete Andrade, e o diretor artístico de MPB da Oficina de Música, João Egashira.
A Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, com o apoio de Família Farinha, Unespar – Escola de Música e Belas Artes, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Federal do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Centro Cultural Teatro Guaira, UP Experience e Teatro Positivo.