Notícias

1 ago

Com mais de 5 minutos de aplausos, Camerata Antiqua de Curitiba encerra turnê

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
00400372

Com mais de cinco minutos de aplausos, a Camerata Antiqua de Curitiba encerrou a turnê de 2023 neste sábado (29/7), na Sala São Paulo, na capital paulista. A Camerata interpretou o Oratório Joshua, de Handel (1685-1759), sob a regência de Ricardo Kanji e acompanhamento de solistas convidados.

Na sexta-feira (28/7), o grupo se apresentou no Auditório Cláudio Santoro, em Campos de Jordão (SP), como parte do 53º Festival Internacional de Inverno da cidade, evento que reúne as mais prestigiosas orquestras do Brasil.

Mantida pela Fundação Cultural de Curitiba e administrada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), a Camerata completa 49 anos em 2023 e é um dos símbolos culturais de Curitiba. Ana Cristina de Castro, presidente da FCC, expressou sua satisfação com a turnê: “Fico muito feliz em ver a Camerata conquistando cada vez mais reconhecimento e sucesso em suas apresentações. Eles são um orgulho para nossa cidade e para o cenário musical brasileiro”, disse.

A turnê

Além das apresentações em São Paulo e Campos de Jordão, a Camerata passou por outros quatro espaços de referência com esse programa. No Rio de Janeiro, a convite da Dellarte Produções, o grupo abriu o 22º Festival de Inverno de Petrópolis, na Paróquia São Benedito, e na Sala Cecília Meireles, espaço de referência nacional.

Em Curitiba, a cidade natal da Camerata, o grupo realizou concertos na Capela Santa Maria Espaço Cultural e no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe.

“A Camerata Antiqua de Curitiba figura nos principais momentos da música erudita no Brasil. Viabilizar as condições para que isso aconteça de forma contínua é uma missão. Projetos como esse viabilizam-se por meio de parcerias como a Dellarte, Osesp e também com o grupo Volvo, por meio da Lei Rouanet”, disse Marino Galvão Jr., diretor executivo do Icac.

Sala São Paulo

O maestro Ricardo Kanji foi aplaudido de pé após a apresentação na Sala São Paulo, retornando duas vezes ao palco para atender ao público e executando novamente o último movimento do Oratório Joshua.

No público estiveram muitos músicos de diversas partes do país interessados em ouvir ao vivo a Camerata Antiqua.

“Esse grupo é único no país com essa formação e realiza um trabalho excelente. A gente tem que aplaudir de pé uma Camerata que está em plena atividade, proporcionando concertos de alto nível”, disse emocionado Tiago Vieira Rocha, chefe de naipe de violas da Orquestra Sinfônica Brasileira.

Auditório Cláudio Santoro

Muito famoso por seu intenso inverno e pelo festival que acontece todos os anos, Campos de Jordão recebe muitos turistas nesse período. O público do Auditório Cláudio Santoro reuniu pessoas de várias partes do Brasil. “Sempre quis conhecer essa orquestra e foi lindo o concerto”, afirmou Vagner Paparotti, violoncelista da Orquestra de Campinas.

Fábio Zanon, diretor artístico do festival, abriu o concerto e após a apresentação comentou sobre a Camerata: “Nesta edição, tivemos um espetáculo mais sofisticado, com coro, solistas, narrativa e legendas, afinal é uma obra dramática. Ficamos satisfeitos em observar o público e ver como vão se entusiasmando com a qualidade da música”, disse.

A turnê da temporada 2023 da Camerata Antiqua de Curitiba conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio da Volvo do Brasil Veículos e Colégio Positivo. A realização é do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, Ministério da Cultura e Governo Federal.