Notícias

27 set

No Memorial Paranista, crianças aprendem sobre a obra de João Turin e fazem esculturas

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
00409865

A turma de pré da Escola Municipal Nathália de Conto Costa, no bairro Umbará, teve uma tarde especial nesta terça-feira (26/9). Pelo programa Linhas do Conhecimento, que transforma os espaços da cidade em salas de aula, as crianças conheceram o Memorial Paranista, no Parque São Lourenço.

O Memorial, inaugurado pelo prefeito Rafael Greca em 2021, traz elementos da arquitetura paranista e obras do paranaense João Turin, o maior representante do movimento artístico. É constituído pelo Jardim das Esculturas, com acesso para o Teatro Cleon Jacques, ateliê de esculturas e o Liceu das Artes.

A atividade das crianças incluiu uma aula sobre a vida e a obra de Turin, um tour pelo espaço e foi finalizada com as mãos na massa: todos fizeram pequenas esculturas de argila. “Nunca tinha vindo aqui antes porque eu moro longe, é um lugar muito lindo, fiquei feliz”, disse Giovanna Moreira.

Já Heloíse Basso se encantou com as esculturas em bronze. “Quantas onças temos aqui, e tem os índios também”, contou a menina.

Veja o material pedagógico sobre o local.

No Exílio

O acervo do Memorial recebeu um presente este mês. No último dia 21, uma obra perdida do artista João Turin foi resgatada pela Prefeitura de Curitiba e agora pode ser apreciada pelo público no Jardim de Esculturas. A escultura No Exílio completa no local o acervo de Turin.

A inauguração coincidiu com a data em que Turin completaria 145 anos. O artista nasceu 21 de setembro em 1878 em Porto de Cima, Morretes, e morreu em 1949, em Curitiba.

Pertencimento

Desde 2017, o Linhas promove práticas de exploração e conhecimento da cidade em aulas de campo, propostas lúdicas e projetos culturais em museus, parques, praças, Faróis do Saber e Inovação, entre outros locais.

“A intenção é fortalecer a consciência urbana, a sustentabilidade, o amor e o pertencimento”, explicou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

O programa soma mais de 288 mil participações de crianças e estudantes, em 137 rotas diferentes.

Quer conhecer as rotas do Linhas? CLIQUE AQUI.

Formação de professores

O Linhas oferta formação continuada aos profissionais da Educação. No último dia 18 foi realizada a Ação Formativa Linha Afro Curitibana, nas Ruínas do São Francisco.

A proposta foi conhecer o contexto histórico, marcas, conquistas, manifestações culturais e religiosas que envolvem a influência negra em Curitiba. A intenção é posteriormente ofertar, através do programa, essa rota para professores e estudantes da rede pública curitibana.