O ponto alto da 41ª Oficina de Música de Curitiba está na combinação entre o elevado nível dos professores e a acessibilidade financeira dos cursos, com valores variando de gratuito a R$ 150. De 25 de janeiro a 4 de fevereiro de 2024, a área de música erudita se destaca pela diversidade de estilos em sua oferta de 39 cursos, dos quais 12 são gratuitos. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site do evento.
A proposta da Oficina abrange desde cursos tradicionais de instrumentos, ministrados por renomados professores internacionais, até workshops de curta duração, atendendo a todos os níveis de conhecimento, e práticas de conjunto. Janete Andrade, coordenadora geral do evento, enfatiza que será uma experiência educacional abrangente.
”Temos certeza que a edição de 2024 da Oficina de Música de Curitiba continuará com sua contribuição em promover a mais alta qualidade musical no ensino da música no Brasil”, afirmou Janete Andrade.
Entre as novidades desta edição, destaca-se o curso de Técnica Alexander, voltado para instrumentistas e cantores, ministrado por Edmundo Luis Alves Dias e Doroti Jablonski. Ainda na Educação Musical, o curso Musicoteca: Preparando a Música nos Bastidores foca no trabalho com arquivo e materiais musicais.
No âmbito dos cursos de instrumentos, personalidades como o violonista curitibano Fabricio Mattos, que foi o primeiro brasileiro a conquistar doutorado pela Royal Academy of Music de Londres, e destaque também para o time de professores de violino, que inclui Alejandro Aldana, Ana de Oliveira, Gabriela Queiroz e a norte-americana Sarah Whitney.
Pela primeira vez na Oficina, os músicos de violoncelo terão a oportunidade de aprender com Fabio Presgrave e Marina Martins. O experiente norte-americano John Boudler oferecerá insights valiosos na área de percussão.
Ópera
Os cursos voltados à ópera são sempre disputados entre os alunos do evento. Além do curso de História da Ópera, ministrado por Osvaldo Colarusso, a Oficina conta também com os estágios em Direção Cênica, com William Pereira, e Direção Musical, com Abel Rocha.
Os músicos, assistentes de direção e alunos do curso Ópera Studio se unirão para apresentar Gianni Schicchi, uma obra icônica que representa a riqueza musical deixada pelo compositor Giacomo Puccini, para celebrar o centenário de sua morte.
“Além do impacto pedagógico, a Oficina de Música tece um legado cultural duradouro. Cantores e instrumentistas se unirão para explorar e compartilhar a riqueza musical e emocional que Puccini legou ao mundo, por meio de uma de suas obras icônicas”, disse Janete.
Workshops
Gratuitos, os workshops de curta duração esgotam rapidamente, como é o caso dos dois primeiros a preencherem as vagas: Manutenção do Violão e Manutenção de Xilofones Orff.
Outros workshops incluem temas voltado aos instrumentos de cordas como História da Luteria no Brasil, Luteria de Violino para Leigos e a Troca de Crina de Arcos, proporcionando uma abordagem prática e diversificada ao aprendizado musical.
Parceria
A 41ª Oficina de Música de Curitiba é realizada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, com o apoio de várias instituições, incluindo Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Centro Cultural Teatro Guaíra, Família Farinha, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Teatro Regina Casillo.
Serviço
41ª Oficina de Música de Curitiba
De 25 de janeiro a 4 de fevereiro de 2024
Inscrições pelo site oficinademusica.org.br