A 42ª Oficina de Música transformará Curitiba na capital de todos os sons de 22 de janeiro e 2 de fevereiro. Ritmos e acordes vão ecoar por terminais de ônibus, teatros, praças, parques e nas ruas mais movimentadas da cidade.
Entre as 230 apresentações programadas nesta edição, o público terá a oportunidade de conhecer e apreciar a sonoridade de instrumentos como teorba, alaúde renascentista, guitarra barroca, oboé, cravo e flauta transversal. Todos feitos de madeira, retomam composições da Europa medieval, dos séculos 12 ao período clássico do século 19.
Estes instrumentos, característicos dos concertos de Música Antiga, resgatam uma sonoridade mais aveludada e transportam o público para séculos passados. Durante a Oficina de Música, o público poderá conhecer estes instrumentos em oito concertos de música antiga, quase todos gratuitos. Confira AQUI.
Sons medievais
A diretora-geral da Oficina de Música, Janete Andrade, explica que os instrumentos antigos proporcionam um som especial, com características próprias do período medieval, já que naquela época a música não era ofuscada pelo barulho das grandes cidades.
“Na Idade Média, as famílias viviam isoladas em castelos e palácios, não havia a competição com os ruídos dos centros urbanos que temos hoje. Esses instrumentos antigos eram de madeira e apresentavam uma sonoridade distinta dos de uma orquestra moderna, por exemplo, que possui metais”, explicou Janete.
A Oficina de Música tem como característica reunir o popular e erudito, proporcionando uma rica experiência para o público e para os mais de 2 mil alunos que participam dos cursos. Mas foi justamente a Música Antiga que fez a Oficina existir e se tornar um dos maiores eventos de formação da América Latina.
Neste ano, professores e musicistas do Brasil, Alemanha, Inglaterra, Argentina, Venezuela, Canadá e de outros países estarão na cidade para compartilhar conhecimentos acerca desse patrimônio musical e também sobre as músicas eletroacústicas contemporâneas criadas com uso do computador e da tecnologia digital.
Professores que vão ministrar oficinas com instrumentos criados na Idade Média
Alaúde
A inglesa Elizabeth Kenny é considerada uma das principais instrumentistas europeias de alaúde, principal instrumento de cordas até o século 15, com origem no Oriente Médio.
Oboé
A professora e intérprete Susanne Regel é alemã e desde início dos seus estudos é uma apaixonada por instrumentos de sopro, como a flauta doce e o oboé moderno e histórico. O oboé é um instrumento de sopro de madeira que surgiu na França no século 17 e ganhou espaço nas obras de compositores como Bach, Mozart, Schumann e Vivaldi. Possui um sistema de chaves e numa orquestra tem a função de servir de base para a afinação dos demais instrumentos.
Cravo
O professor James Johnstone, da Inglaterra, estudou órgão e cravo com Jill Severs, em Londres, e Ton Koopman, em Haia. Durante 20 anos, tem sido ativo como continuísta na cena de Música Antiga do Reino Unido. O cravo é um instrumento com registros a partir do século 14, com formato semelhante ao piano, com as cordas pinçadas. Foi considerado o principal instrumento de teclado na Europa entre o final do século 16 até meados do século 18, presente na Música Barroca.
Concertos para apreciar Música Antiga
24 de janeiro(sexta-feira)
Ilex Ensemble – Falsas Consonâncias
Horário: 19h
Local: Capela da Glória (Avenida João Gualberto, 565 – Alto da Glória)
Entrada: gratuita
25 de janeiro (sábado)
Studium Musicae – Rotas da Seda
Horário: 19h
Local: Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Entrada: gratuita
26 de janeiro (domingo)
Capelle 1641 – Venetia 1641
Horário: 12h
Local: Igreja da Ordem
Entrada: gratuita
Repertório: Música veneziana do século XVII
26 de janeiro (domingo)
Banda Awallonia Folk Celta
Horário: 17h
Local: Parque do Semeador (Rua Coronel Joaquim Antonio de Azevedo, 920 – Sítio Cercado)
Entrada: Gratuita
27 de janeiro (segunda-feira)
Série Abendmusik II – Música do Século XVII
Horário: 19h
Local: Capela da Glória (Av. João Gualberto, 565 – Alto da Glória)
Entrada: gratuita
28 de janeiro (terça-feira)
Bach: Concertos e Cantatas
Horário: 19h
Local: Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Ingressos: R$ 20 (meia) e R$ 40 (inteira)
29 de janeiro (quarta-feira)
Série Abendmusik III – Recital de Cravo
Horário: 19h
Local: Capela da Glória (Av. João Gualberto, 565 – Alto da Glória)
Entrada: gratuita
31 de janeiro (sexta-feira)
Coro e Orquestra Barroca da Oficina
Horário: 19h
Local: Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Ingressos: R$ 20 (meia) e R$ 40 (inteira)
A 42ª Oficina de Música de Curitiba é realizada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, com patrocínio do grupo Volvo e Sanepar – Companhia de Saneamento do Paraná. Também apoiam o evento: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Centro Cultural Teatro Guaíra, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), Família Farinha, LAMUSA – Laboratório de Música Antiga, Rádio Educativa 91.7 FM, TV Paraná Turismo, Hard Rock Cafe e Bicicletaria Cultural.