Você fala alemão? Se sim ou está aprendendo a língua germânica, a Casa da Leitura Wilson Martins, na Rua da Cidadania Boqueirão, tem um acervo especializado para empréstimo da população.
São 425 livros em alemão. Todas as obras são de literatura, entre romances, contos, poesia, literatura infantojuvenil, e fazem parte do acervo de 8,6 mil volumes da Casa da Leitura Wilson Martins
“Os mais procurados são os infantojuvenis, por pessoas que estão estudando alemão. Mas as obras podem ser emprestadas por quem tiver interesse”, diz a analista administrativa da Casa da Leitura, Milka Lopes.
Alguns dos livros do acervo germânico aguardam para ser folheados pela primeira vez. Em vez de autores tradicionais da literatura alemã, como Brecht, Goethe ou Kafka, as prateleiras apresentam uma série de novos escritores da literatura contemporânea de vários países.
Origens germânicas
O acervo foi uma doação da Embaixada da Áustria à Curitiba e a escolha da região do Boqueirão para abrigar as obras foi intencional: o bairro tem uma grande comunidade que domina o idioma.
O Boqueirão é um dos berços da cultura alemã no Paraná, com a chegada de cerca de cem famílias menonitas que se instalaram na região na década de 1930, antes mesmo de fundarem a Colônia Witmarsum, em Palmeira.
No bairro, fundaram o Colégio Erasto Gaertner, que mantém a língua alemã no currículo, além da Igreja Menonita que promove cultos em alemão semanalmente.
Serviço: Casa da Leitura Wilson Martins
Endereço: Rua da Cidadania do Boqueirão (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430)
Horários: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30
Contato: (41) 3313-5512