Notícias

15 dez

Afina-se traz produção dos estudantes do Conservatório de MPB

Publicado em: Conservatório de Música Popular Brasileira por: viridiana
piano criança

O resultado do aprendizado dos cerca de 900 alunos do Conservatório de MPB de Curitiba ao longo do último semestre de 2021 poderá ser conferido por meio de 25 vídeos que serão lançados como parte do Projeto Afine-se.

As peças trazem ritmos brasileiros como forró, samba e baião. O lançamento será feito nas duas próximas quartas-feiras (15 e 22 de dezembro), pelo Youtube Arte e Cultura ICAC.

É uma tradição do Conservatório: todo fim de semestre, os estudantes mostram o que aprenderam. No período da pandemia, o Afine-se passou para o formato digital.

Gravados e editados por professores e alunos, durante as aulas das 25 modalidades de instrumentos e vozes oferecidas pelo Conservatório, os vídeos trazem músicas como Carinhoso (de Pixinguinha), Como dois animais e Morena Tropicana (Alceu Valença), Você é Linda (Caetano Veloso), Disritmia (Martinho da Vila) e muitas outras que fazer parte do rico acervo da MPB.

Tudo junto

Crianças, jovens e adultos de todos os níveis de conhecimento musical se juntam para participar com sons de instrumentos melódicos, percussivos e harmônicos. O resultado são formações que soam como solistas, duos, trios, quartetos, rodas, grupos e coros.

Essa é a quarta edição que acontece em formato virtual, uma adaptação que teve início em julho de 2020, com a da pandemia de Covid-19.

“O resultado é muito mais do que o esperado. Professores e alunos se uniram mais do que nunca, vencendo desafios, pondo a criatividade para funcionar, superando barreiras, ensinando, aprendendo e mostrando de forma diferente, mas sempre com o objetivo de manter viva a boa Música Popular Brasileira”, comentou Mari Lopes, coordenadora pedagógica do Conservatório.

CMPB, 28

No dia 07 de outubro de 2021, o Conservatório de MPB de Curitiba completou 28 anos dedicados ao ensino, à produção e divulgação de eventos artístico-culturais na área da Música Popular Brasileira.

Mantido pela Fundação Cultural de Curitiba e administrado pelo ICAC – Instituto Curitiba de Arte e Cultura, a instituição é considerada um centro de referência e oferece cursos regulares livres de música.

Serviço

Lançamento de vídeos do Afina-se
Quartas-feiras, 15 e 22 de dezembro, às 11h
Youtube Arte e Cultura ICAC