Notícias

2 maio

Animatiba agita salas do Cine Passeio com exibição gratuita de 200 animações

Publicado em: Conservatório de Música Popular Brasileira por: viridiana
00386564

Com mais de 200 filmes gratuitos, o Cine Passeio recebe no mês de maio o Festival Internacional de Animação, o Animatiba. A 3ª edição do festival acontece entre os dias 4 e 10 de maio e conta com a participação de diversos países como Rússia, México, Irlanda e muito mais.

As animações selecionadas participam de mostras competitivas, separadas em quatro categorias: longas-metragens, curtas-metragens estrangeiros, curtas-metragens brasileiros e curtas-metragens de estudantes brasileiros. As exibições acontecem de manhã à noite.

Um dos destaques é a categoria de longas-metragens que traz filmes do Brasil, França, Rússia e Argélia. Dos internacionais vale ressaltar o francês Opal, que acompanha uma grande aventura da princesa de mesmo nome. Dos longas nacionais, um dos destaques é Tarsilinha, que conta a história de uma garota que embarca em busca de recuperar as memórias de sua mãe.

O evento tem como principal objetivo promover o acesso a filmes e produções de alta qualidade do mundo todo, visando trazer discussões, reflexões e sentimentos para os espectadores. O festival também pretende reunir diversos artistas, pesquisadores e amantes da arte com a ideia de visitar o passado e vislumbrar o futuro das animações.

A escolha de Curitiba como o local do evento foi feita por causa da presença de grandes artistas e produtoras de animações que se destacam no cenário nacional e internacional. Esse ideal é expresso no próprio nome do evento: Anima, vem do latim “alma” e Tiba tem origem tupi-guarani e significa “muito”, trazendo assim um evento com muita alma.

Além de sessões gratuitas, o festival também conta com palestras e oficinas voltadas ao desenvolvimento e produções de animação. O evento, ainda, será palco para o Encontro Nacional das Empresas de Animação, com debates que também estarão acessíveis ao público.

Para conferir a programação completa basta acessar o site https://www.animatiba.com.br/

Serviço: Festival Animatiba

Data: de 4 a 10 de maio
Local: Cine Passeio (R. Riachuelo, 410 – Centro)