O Memorial de Curitiba e a Cinemateca vão receber a Mostra Jocy de Oliveira – Uma Artista Curitibana, de terça-feira (20/5) a domingo (25/5), com entrada gratuita. Confira AQUI.
O evento celebra a obra de Jocy de Oliveira, compositora, pianista, cineasta e escritora nascida no bairro do Batel e radicada no Rio de Janeiro, que retorna à capital paranaense em um reencontro simbólico com sua origem e com o público curitibano. A mostra é uma homenagem inédita à artista, com atividades que passam por sua produção musical, cinematográfica e literária, além de encontros e palestras.
A abertura da programação será no Memorial de Curitiba, na terça-feira (20/5), às 19h30, com uma conversa entre Jocy e o compositor Felipe Ribeiro em um bate-papo que apresenta sua trajetória e obra ao público local.
Na Cinemateca de Curitiba, a Mostra acontece em duas datas: quarta (21/5) e domingo (25/5), com a exibição da premiada ópera cinematográfica LiquidVoices – A história de Mathilda Segalescu, dirigida por Jocy. O filme mescla linguagem operística e cinematográfica e já foi reconhecido em festivais da Europa, Israel, Estados Unidos e América Latina.
A programação se completa com um concerto na Capela Santa Maria, uma palestra na Escola de Belas Artes do Paraná e o lançamento do livro Alucinações Autobiográficas, de Jocy, no Museu Alfredo Andersen, com direito à doação simbólica de um quadro do acervo pessoal da artista, pintado por Andersen em 1894.
Idealizada por Álvaro Collaço, a Mostra é realizada com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba, da Prefeitura Municipal de Curitiba, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com apoio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Museu Alfredo Andersen, Secretaria de Estado da Cultura, Unespar e Embap.
Para Álvaro, a ideia da mostra é que a cidade conheça a dimensão da artista que nasceu aqui e que tem uma das trajetórias mais significativas da música contemporânea no Brasil e no mundo. “A Mostra é um encontro dela com Curitiba e dos curitibanos com sua própria memória cultural”, afirma Collaço.
Artista plural
Jocy de Oliveira, hoje com 89 anos, foi solista sob regência de nomes como Igor Stravinsky, participou da inauguração do Guairão em 1954 e assinou pioneiras produções de música eletrônica no Brasil. É autora de nove óperas multimídia e oito livros, entre eles o premiado Diálogo com Cartas e o recente Alucinações Autobiográficas, lançado em 2024.
Serviço
MOSTRA JOCY DE OLIVEIRA
Entrada gratuita
19h30 – Terça-feira (20/5)
Conversa entre Jocy de Oliveira e o professor e compositor Felipe Ribeiro
Local: Memorial de Curitiba – Rua Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco
19h – Quarta-feira (21/5)
LiquidVoices – Ópera Cinemática. Direção Jocy de Oliveira
Local: Cinemateca – Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco
20h – Quinta-feira (22/5)
Solos – Composições de Jocy. Com Gabriela Geluda-voz, Lilian Nakahodo-piano e Sérgio Albach-clarone
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro
15h – Sexta-feira (23/5)
Palestra de Jocy – Postopera e diálogos
Local: Embap – Auditório Praça Tiradentes – Rua Saldanha Marinho, 131
10h30 – Sábado (24/5)
Lançamento do livro Alucinações Autobiográficas
Local: Museu Casa Alfredo Andersen – Rua Mateus Leme, 336
Horário: 10h30
19h – Domingo (25/5)
LiquidVoices – Ópera Cinemática. Direção Jocy de Oliveira
Local: Cinemateca – Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco