Notícias

8 mar

Autoras ganham destaques nas Casas da Leitura

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
Nelida Pinon

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (8/3), o Curitiba Lê está com uma grande programação de incentivo à leitura de obras de escritoras brasileiras e estrangeiras. Durante março, ações literárias prometem movimentar dez Casas da Leitura da Fundação Cultural de Curitiba espalhadas pelas regionais da cidade.

Nestas bibliotecas de bairro acontecerão empréstimos de livros, contação de histórias, rodas de leitura, varal literário e outras atividades voltadas a incentivar a leitura de produções de escritoras. Acesse a agenda completa AQUI.

Os curadores das Casas de Leitura selecionaram nomes como Chimamanda Ngozi Adichie, Alice Ruiz, Lucilene Wapichana, Carolina Maria de Jesus e Clarice Lispector.

Se tiver dúvida para locação diante a grande variedade de opções disponíveis, o leitor pode solicitar apoio ao coordenador da Casa, que fica à disposição para ajudar na escolha.

Rodas de Leitura

Para os que gostam de discussão e preferem um apoio na interpretação do texto, também existem as Rodas de Leitura e o Clube da Leitura, que reúnem pessoas de várias idades com um importante ponto em comum, ler e conversar sobre as obras.

Nesse mês, sobre o tema de mulheres autoras, diversas Rodas estão previstas. A Casa da Leitura Hilda Hilst recebe a Roda de Leitura Dia Internacional da Mulher: Quem pode comemorar? com textos sobre a travesti Gilda da Boca Maldita, uma das figuras mais conhecidas da cidade.

Já a Casa da Leitura Wilson Bueno e Miguel de Cervantes traz a Roda de Leitura que analisa a representação da mulher na sociedade a partir dos contos A Colheita e I love my husband, da autora Nelida Pinõn, e também faz uma breve reflexão da história das mulheres na literatura Brasileira.

Conheça algumas das autoras de destaque e programações de março

Adélia Maria Woellner: autora curitibana, integrante da Academia Paranaense de Letras e do Centro de Letras do Paraná. Entre outros títulos, escreveu a coletânea de crônicas Loucura lúcida (2009) e do livro de poemas Tempo de escolhas (2013).
Roda de Leitura – Tempo de Escolha
21 de março, 14h30, Casa da Leitura Paulo Leminski (Rua Agenor Pierri, 32 – CIC)
29 de março, 14h, Casa da Leitura Osman Lins (Av. Winston Churchill, s/nº – Pinheirinho)

Luci Collin: curitibana, é uma ficcionista, poeta, tradutora e educadora brasileira. Tem 24 livros publicados. Sua obra se destaca pela experimentação e pela abordagem de temas da pós-modernidade, como as metanarrativas e as crises identitárias.
Distribuição de textos escritos por autoras curitibanas, entre eles obras de Luci Collin.
Até 10 de março, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30
Casa da Leitura Hilda Hilst (Av. Maurício Fruet, 2.150 – Rua da Cidadania do Cajuru)

Marília Garcia: escritora, tradutora e editora brasileira. No Clube da Leitura.
Clube da Leitura
18 de março, 16h, na Casa da Leitura Wilson Bueno (Av. República Argentina, 3.430 – Portão Cultural)

Mulheres de Abya Yala: território que corresponde às Américas, mas que tem sido assim nomeado por muitos povos indígenas de modo a cultivar suas identidades e ancestralidades.
Roda de Leitura Mulheres de Abya Yala: Aline Pachamama, Eliana Potiguara e Márcia Wayna Kambeba.
7 de março , 15h30, Casa da Leitura Maria Nicolas (Rua Santa Bertila Boscardin, 213, Rua da Cidadania de Santa Felicidade)

Nelida Pinõn: roda de leitura vai analisar a representação da mulher na sociedade a partir dos contos A Colheita e I Love my husband, da autora Nelida Pinõn. Ela foi a primeira mulher eleita para presidir a Academia Brasileira de Letras e uma das escritoras brasileiras mais conhecidas e traduzidas internacionalmente.
Roda de Leitura – Mês da Mulher
8 de março, 15h, na Casa da Leitura Wilson Bueno (Av. República Argentina, 3430 – Portão Cultural)
10 de março, 15h, na Casa da Leitura Miguel de Cervantes (Praça da Espanha, s/n)

A programação completa do mês de março nas Casas da Leitura da FCC podem ser conferidas aqui