Notícias

22 ago

Bicentenário da Independência: monumento de Dom Pedro I está quase pronto

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
00353678

Faltando poucas semanas para o bicentenário da Independência do Brasil, em setembro, está quase concluído o monumento em alto relevo de Dom Pedro I feito pelo escultor Rafael Sartori. O prefeito Rafael Greca foi acompanhar o andamento do trabalho na tarde desta quinta-feira (18/8), no Ateliê de Esculturas do Memorial Paranista, que fica junto ao Parque São Lourenço.

Acompanhado da primeira-dama Margarita Sansone, o prefeito definiu os últimos detalhes da peça com o artista. O monumento, que celebra uma das mais importantes datas nacionais, vai ser instalado no Memorial de Curitiba como parte das comemorações da cidade na Semana da Independência.

Autora lança Memórias de D. Pedro, o Último Imperador do Brasil

“Trouxe Margarita para conhecer a nova peça do acervo da cidade, que celebra a presença de Dom Pedro I no Brasil, em meio à exuberante natureza do país, com espécies vegetais nativas de relevância cultural e econômica”, contou Greca.

“Essa obra deve lembrar e assegurar aos curitibanos que aqui vivem e que aqui vão nascer a grandeza da pátria brasileira”, completou Greca.

Acompanharam o prefeito a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; a secretária da Comunicação Social, Cinthia Genghini; o presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Marino Galvão Jr; o assessor do Icac, Reinaldo Pilotto; o superintendente de Obras e Serviços da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Jean Brasil; o diretor de Parques e Praças, Giovando Romanine; e os arquitetos Fernando Cannali e Guilherme Klock.
A obra

A imagem começou a ser feita em novembro de 2021, quando Sartori concluiu a escultura em homenagem ao ex-prefeito Jaime Lerner instalada na Ópera de Arame. A partir daí foram feitos desenhos e uma maquete foi construída, para só então criarem o molde em barro, com elementos que representam a natureza de cada região do país.