Na quinta edição, o Boqueirão Fashion Day 2021 apresenta uma mensagem de esperança pelo fim da pandemia em um videodesfile que leva os produtos do bairro, polo têxtil de Curitiba, para toda a cidade. O desfile poderá ser visto nas redes sociais da Prefeitura (links abaixo) a partir das 20h desta quinta-feira (29/7).
Por causa da pandemia da covid-19, esta edição do Boqueirão Fashion Day (BFD) será em formato digital, sem público, como em 2020.
Este ano, o Memorial Paranista foi o cenário para as modelos exibirem looks com referências à Curitiba. As peças foram criadas exclusivamente para o evento, com inspirações nos símbolos curitibanos e no Movimento Paranista.
“A moda de Curitiba começa no Boqueirão e extrapola o bairro. Os produtos da Rua Bley Zornig estão em toda a cidade e ajudam a construir uma identidade para Curitiba”, destaca o estilista Robson Ross, responsável pela criação dos modelos.
Ele participou do desfile da 1ª edição do evento, em 2017, quando os curitibanos ainda podiam aglomerar e o evento transformou em passarelas os corredores da Rua da Cidadania do Boqueirão.
Referências locais
Nas roupas, a inspiração foi a Luz dos Pinhais, símbolo de iluminação para a vida à sombra da pandemia, e motivos do Movimento Paranista, para destacar o regionalismo. Vestidos volumosos para simbolizar a vida em expansão e preencher os espaços do Memorial estão entre as peças.
Os tecidos e aviamentos para os looks foram todos escolhidos nas lojas e empresas do setor têxtil do Boqueirão, concentrados na Rua Bley Zornig, também conhecida como a Rua das Malharias de Curitiba.
Nos acessórios, oferecidos pelas lojas #CuritibaSuaLinda, há símbolos referência ao Movimento Paranista, que teve como expoentes Romário Martins e João Turin, cujas obras ganharam lugar permanente no Jardim das Esculturas do Memorial.
O editorial de moda também destacou a diversidade de quem frequenta a Rua das Malharias de Curitiba: no casting há modelos plus size, de diferentes etnias e LGBTQI+.
Inovação e criatividade
Para realizar o vídeodesfile, a produção respeitou todas as recomendações de segurança sanitária para proteger o staff da covid-19. Máscaras de tecido foram itens obrigatórios, trocadas dentro do tempo recomendado e só retiradas pelas modelos na hora do “gravando”, sem deixar de respeitar o distanciamento social.
“A inovação, a criatividade e a tecnologia permitiram à Prefeitura criar esta edição do BFD e seguir incentivando o desenvolvimento econômico da moda curitibana, mesmo em um período em que ainda não é seguro reunir muitas pessoas”, destaca o diretor-geral do BFD e diretor artístico da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Edson Bueno.
Boqueirão Fashion Day
Criado em 2017 pelo prefeito Rafael Greca, o Boqueirão Fashion Day busca promover e fortalecer as 947 empresas têxteis do Boqueirão, que formam um forte polo do setor, concentrado principalmente nas 130 empresas do ramo na Rua Doutor Bley Zorning e arredores, além de estimular a cadeia da moda e da inovação de Curitiba.
A quinta edição do Boqueirão Fashion Day teve consultoria de Aldice Lopes; maquiagem do JOJO Studio Beleza; produção de Lilian Ribas e Milzi Guiz. As modelos são Nadia Kelly, Raphaela Lima, Luana Cimatti, Cacau Silva e Emyli Brandão. A direção-geral é de Edson Bueno.
O evento é promovido pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac) e da Administração Regional do Boqueirão. Tem o apoio do Sindicato de Modelos do Estado, das agências Take Agency e Leandro Antony e de lojistas da Rua Bley Zorning (Paranatex, Malhavil, Souza Tecidos, Fortex, Convix Camisetas e Uniformes).
Serviço: Boqueirão Fashion Day Digital – 2021
A partir das 20 horas desta quinta-feira (29/7)
Videodesfile transmitido pelas redes sociais da Prefeitura (Facebook e Instagram)