Notícias

12 jul

Camerata Antiqua de Curitiba abre Festival de Petrópolis e se apresenta na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
Concerto da Camerata na Capela Santa Maria. Curitiba,04/06/2023. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

A Camerata Antiqua de Curitiba se prepara para sua turnê anual. Prestes a completar meio século de existência, o grupo formado por Coro e Orquestra vai ao Rio de Janeiro para duas apresentações marcantes. Pela primeira vez, o conjunto irá se apresentar no Festival de Petrópolis, realizando o concerto de abertura do evento na sexta-feira (14/7).

No domingo (16/7), às 11h, a apresentação acontece no Rio de Janeiro, na Sala Cecília Meireles, um espaço reconhecido por sua acústica e história. Com regência de Ricardo Kanji, será executado nas duas oportunidades o Oratório Joshua, de Händel, em versão reduzida, e com importantes participações do coro e solistas. A obra, raramente apresentada, narra os momentos finais de Jesus Cristo na cruz.

No fim do mês, a Camerata segue para o Festival de Inverno de Campos do Jordão, conhecido como um dos mais importantes eventos de música clássica do país, onde se apresenta no dia 28, no Auditório Cláudio Santoro. O grupo encerra a turnê no dia 29, na principal sala de concertos do Brasil, a Sala São Paulo, na capital paulista.

Rica trajetória

A Camerata tem uma trajetória de conquistas e sucessos. O grupo apresenta-se com regularidade em São Paulo a convite da Fundação OSESP que administra tanto a Sala São Paulo quanto o Festival de Campos do Jordão. No Rio de Janeiro, o conjunto foi convidado para participar, pela primeira vez, da série Dellarte e do Festival de Petrópolis, ambos organizados pela produtora Dellarte, uma das mais importantes do Brasil.

“Essas turnês são uma ocasião para celebrar a rica trajetória da Camerata e para honrar o legado musical que o grupo construiu ao longo de quase meio século. São eventos de destaque que mostram a importância e o valor cultural desse conjunto, não apenas para Curitiba, mas também para o cenário musical brasileiro”, comentou Janete Andrade, coordenadora de música do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac).

Programa

Raramente executada, a obra Oratório Joshua, de Händel, está dividida em duas partes onde se alternam coros, recitativos e árias, narrando os momentos finais de Jesus Cristo na cruz interpretados pelo tenor Aníbal Mancini, no papel de Joshua; a soprano Marília Vargas, como Achsah; o contratenor Paulo Mestre, interpretando Othoniel; e o barítono Fúlvio Souza, como Caleb.

O flautista e regente Ricardo Kanji, especializado na interpretação da música barroca e clássica, comenta: “É uma obra grandiosa, mas também delicada, como só Handel tem essa qualidade. São 18 movimentos, cada um com características distintas”.

O Oratório Joshua é inspirado na história bíblica de Josué, o líder dos antigos israelitas. A narrativa aborda momentos marcantes, desde a travessia do rio Jordão rumo à Terra Prometida, até a emocionante conquista de Jericó, com o dramático desabamento de suas muralhas. Além disso, o oratório traz uma bela história de amor entre Achsah, filha de Caleb, e Othoniel, um jovem soldado, inspirada nas pistas encontradas no relato bíblico.

A turnê da temporada 2023 da Camerata Antiqua de Curitiba tem apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com patrocínio da Volvo do Brasil Veículos e Colégio Positivo. Uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, Ministério da Cultura e Governo Federal.

 

Serviço

TURNÊ 2023 CAMERATA ANTIQUA DE CURITIBA APRESENTA ORATÓRIO JOSHUA DE HÄNDEL
22º Festival de Inverno de Petrópolis, Concerto de Abertura
Data: Sexta-feira, 14 de julho, às 19h30
Local: Catedral São Pedro de Alcântara (R. São Pedro Alcântara, 60, Petrópolis)
GRÁTIS

Data: Domingo, 16 de julho, às 11h
Local: Sala Cecília Meireles – Rio de Janeiro (Largo da Lapa, 47, Lapa)
Ingressos a R$ 40, através do site funarj.eleventickets.com

53° Festival de Inverno de Campos de Jordão
Data: Sexta-feira, 28 de julho, às 20h30
Local: Auditório Cláudio Santoro (Av. Dr. Luís Arrobas Martins, 1880, Campos do Jordão) Ingressos a confirmar.

Data: Sábado, 29 de julho, às 20h30
Local: Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16, São Paulo) Ingressos a confirmar.