Notícias

3 nov

Camerata Antiqua de Curitiba apresenta o Réquiem de Haydn

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
00361700

Pelo Dia dos Finados, a Camerata Antiqua de Curitiba apresentou dois concertos no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e na Capela Santa Maria, no fim de semana. A peça litúrgica Réquiem, do compositor Johann Michael Haydn, foi o ponto alto das apresentações, que tiveram a regência de Tobias Volkmann e participações de solistas convidados.

Guia da Fundação Cultural de Curitiba apresenta espetáculos, oficinas e exibições de arte

Os concertos também foram em memória do Irmão Clemente Ivo Juliatto (1940-2022), agora reitor emérito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Falecido neste ano, o Irmão Clemente foi Reitor da PUC-PR por 16 anos e, dentre seu longo currículo, o pároco era atuante membro da Academia Paranaense de Letras.

O prefeito Rafael Greca, ao lado da primeira dama Margarita Sansone, acompanhou a apresentação que aconteceu neste sábado (29/10), na Capela Santa Maria.

Sobre o espetáculo, Greca fez questão de frisar: “Esse Réquiem foi tributo da cidade para todos os mortos da pandemia e em todo tempo da nossa história. O Irmão Clemente foi grande e foi nosso, benemérito reitor e foi exemplo de educador, literato, mas mais que isso foi um professor que deve estar no céu ensinando os anjos”.

“Hoje ele deve ter aplaudido, porque foi um espetáculo lindo e emocionante para todos nós que tivemos a honra de estar nesse lugar maravilhoso”, completou Margarita.

Animadas com a noite, as amigas Giovana Sass e Ana Arruda aproveitaram a arquitetura da Capela Santa Maria para registrar o momento. “Adoramos vir aqui, o espaço é muito organizado e somos sempre bem recebidas. Essa noite foi ímpar, eles estavam em uníssono, uma afinação perfeita!”, comentou Ana sobre a apresentação.

Também estiveram presente a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, o diretor de ação cultural, Edson França Bueno e o diretor executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Galvão Junior.
Santuário Nossa Senhora de Guadalupe

Na sexta-feira (28/10), o concerto abriu a celebração do Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe em homenagem aos mortos. A apresentação foi transmitida ao vivo pela TV Evangelizar e redes sociais da emissora, atingindo mais de 10 mil telespectadores.
Uma intensa programação está prevista no espaço até o dia 2 de novembro, quando a TV irá retransmitir a gravação do concerto, às 20h30, encerrando a agenda de finados.

Reitor da PUC-PR, o Irmão Renato Mateucci, esteve presente prestando homenagem ao amigo. “O Irmão Clemente foi uma daquelas pessoas que marcaram a história da nossa cidade. Dono de uma inteligência admirável, amabilidade incrível e conhecimento artístico invejável, só temos a agradecer por poder mais uma vez lembrar dessa pessoa exemplar”, disse.

Familiares do Irmão Clemente Ivo Juliatto foram ao Santuário acompanhar a apresentação e se emocionaram com a solene obra. “Ele sempre foi apreciador de todas as artes e da música em especial. A cultura enobrece a alma de qualquer pessoa. Hoje com certeza ele está aplaudindo”, comentou o sobrinha Márcia Juliato.