Notícias

18 mar

Camerata Antiqua de Curitiba celebra 50 anos com temporada grandiosa de 70 concertos

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
foto camerata 2024

A Camerata Antiqua de Curitiba está pronta para comemorar o 50º aniversário em grande estilo. Com uma temporada de 70 concertos e programas diversificados, entre o grupo completo e apresentações separadas entre Coro e Orquestra, a Camerata continua a tradição de excelência musical que a caracteriza há meio século.

O mês de março marca o início das comemorações, com a abertura da temporada 2024 nesta sexta-feira (15/3) e no sábado (16/3), na Capela Santa Maria, apresentando obras icônicas de Johann Sebastian Bach e Georg Friedrich Händel, os dois compositores que mais fizeram parte da trajetória do grupo.

“Estamos extremamente orgulhosos de celebrar este marco significativo em nossa história”, diz Janete Andrade, diretora artística da Camerata. “Nossa temporada de 2024 é uma homenagem não apenas ao nosso passado, mas também ao nosso futuro, e mal podemos esperar para compartilhar esses momentos especiais com o nosso público fiel e novos admiradores.”

Com um tributo à lendária soprano greco-americana Maria Callas, o Concerto em Homenagem aos 331 anos da Cidade Mais Inteligente do Mundo acontece no dia 21 de março, às 20h, no Teatro Positivo.

Fundada em 1974, pelas mãos da cravista Ingrid Müller Seraphim e do maestro Roberto de Regina, a Camerata Antiqua de Curitiba logo se tornou parte essencial do cenário musical curitibano. Com oito discos, seis CDs e temporadas anuais de alto nível, a orquestra e o coro conquistaram reconhecimento internacional em turnês nos mais importantes festivais nacionais e por seu compromisso com a música clássica.

“A Camerata está no rol dos grupos mais longevos do Brasil, graças ao nosso público cativo, inclusive das novas gerações, além do apoio do poder público, que compreende a importância de manter um grupo virtuoso”, reforçou Janete.

Temporada 2024
Março é apenas uma amostra do que está por vir ao longo do ano, com a Celebração do Bicentenário da Igreja Luterana no Paraná, em abril, a IX Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba, em junho, uma jornada pela América Latina, em outubro. Em novembro, duas maestras, a jovem francesa Lucie Barluet e a soprano Marília Vargas juntam suas experiências para apresentar Chansons d’un autre temps.

Grande destaque da temporada acontece em maio, quando o especialista em música antiga Ricardo Kanji vai reger a Camerata em dois concertos em Curitiba, e outro em junho, em Buenos Aires (Argentina), no reconhecido Teatro Colón. Os solos serão do virtuoso violinista Guido Sant’Anna que, em 2022, aos 17 anos, venceu a 10ª edição do Concurso Internacional de Violino Fritz Kreisler, em Viena, feito inédito para o país.

A programação inclui também dois concertos de Ensemble da Orquestra de Câmara de Curitiba dirigidos por Winston Ramalho e Dan Tolomony, respectivamente, apresentando obras de Wieniawski, Mahler, Turina e Schumann.

Além dos concertos, a Camerata Antiqua também se dedica a iniciativas socioculturais e educativas, como os Concertos Didáticos para Escolas, Concertos em Igrejas e Paróquias e apresentações em instituições hospitalares e de acolhimento. Essas atividades refletem o compromisso do grupo com a comunidade e a promoção da música como ferramenta de transformação e inclusão social.

Serviço: temporada 2024 da Camerata Antiqua
VEJA A PROGRAMAÇÃO DE TODA A TEMPORADA 2024 DA CAMERATA: CLIQUE AQUI

Concerto de Abertura do Cinquentenário
Regência – César Bustamante (Argentina)
15 de março, 20h e 16 de março, 18h30 – Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273)
Ingressos no ZET. Mais informações no Guia Curitiba Apresenta

Concerto em Homenagem aos 331 anos da Cidade Mais Inteligente do Mundo
21 de março, 20h – Teatro Positivo (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300)
Ingressos no Disk Ingressos. Mais informações no Guia Curitiba Apresenta

A temporada 2024 da Camerata Antiqua de Curitiba é realizada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, por meio de contrato de gestão com a Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, e por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal, com patrocínio do grupo Volvo, Sanepar – Companhia de Saneamento e Governo do Paraná. Apoio cultural da Família Farinha.