Notícias

5 maio

Camerata Antiqua de Curitiba interpreta Purcell e Händel em alusão à coroação do Rei Charles III

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
00387395

Nesta quinta-feira (4/5), a Camerata Antiqua de Curitiba fez concerto gratuito na Capela Santa Maria em alusão à coroação do Rei Charles III, do Reino Unido, que acontecerá neste sábado (6/5), na Abadia de Westminster, em Londres. O evento foi prestigiado pelo prefeito Rafael Greca, acompanhado da primeira-dama Margarita Sansone, e pelo casal Manuela Navroski e Adam Patterson, cônsul honorário do Reino Unido do Paraná.

Com regência da maestrina Mara Campos, a apresentação celebrou a história da realeza britânica com obras de compositores da época barroca, com destaque para o inglês Henry Purcell e Georg Friedrich Händel, alemão naturalizado cidadão britânico.

A interpretação da Camerata para músicas do rito de coroação de monarcas britânicos agradaram o prefeito. “Orgulha saber que em Curitiba temos coro e orquestra capazes de fazer música com a mesma qualidade de Londres”, disse Greca.

“Foi uma noite fantástica, com músicas lindas. As imagens ao fundo da família real ao longo dos anos me emocionaram, eu me senti em Londres. Estou feliz em poder comemorar a coroação nessa cidade tão encantadora que é Curitiba”, comentou o cônsul.

Além de autoridades e amantes da música, o evento também foi uma oportunidade para curitibinhas estudantes de violino apreciarem as obras apresentadas pela Camerata. Convocadas pelo professor e músico convidado do concerto Gustavo Rech, Luiza de Souza Scarpin e Julia Souza Clemente, ambas de 10 anos, almejam um futuro como musicistas.

“O estimulo é o principal. Ensino as músicas, elas ouvem pela internet, mas nada como ver uma orquestra pessoalmente”, disse o professor.

No repertório, destacam-se a peça Ode for St. Cecilia’s Day, de Purcell, e os hinos de Coronation Anthems, de Händel, elaborados para a coroação do Rei George II em 1727. Para encerrar a noite, a Camerata apresentou os movimentos And the Glory of the Lord, Glory to God e Hallelujah da obra sacra Messiah, de Händel.

O evento emocionou o público, como a auxiliar de enfermagem Oneida da Silva, que se encantou com o espaço da Capela Santa Maria e a música apresentada. Para ela, o concerto foi um presente de um amigo que a surpreendeu com o convite.

“Aprendi sobre arte e viajei na história com esse concerto”, comentou Oneida, que trabalha com auxiliar de enfermagem no Consultório de Rua da Praça Ouvidor Pardinho.

A presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, o presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Galvão Jr., e o assessor de Relações Internacionais, Rodolpho Zannin Feijó, também acompanharam a apresentação.